Isso não é um conselho de investimento. O autor não tem posição em nenhuma das ações mencionadas. Wccftech.com tem uma política de divulgação e ética.

O serviço de internet via satélite Starlink da Space Exploration Technologies Corporation (SpaceX) está lutando com um suprimento restrito de semicondutores, afetando sua capacidade de atender às pré-encomendas dos clientes. O Starlink está atualmente em seus estágios de teste beta e, quando comparado com a cadência de lançamento agressiva que permitiu à SpaceX construir uma constelação com mais de mil pequenos satélites, poucos lançamentos ocorreram no segundo semestre deste ano. Ao mesmo tempo, os clientes que fizeram pré-encomendas para os seus equipamentos de internet estão a ver os tempos de cobertura estimados alargados e a ter um longo período de espera pela chegada da sua antena parabólica e outros equipamentos.

Starlink se torna a mais recente vítima da escassez global de chips, juntando-se à lista de montadoras e fornecedores de equipamentos de computação pessoal

A escassez de semicondutores, que ocorreu junto com a pandemia em andamento, resultou de uma demanda avassaladora por eletrônicos de consumo devido à população global que se desloca para dentro de casa para trabalho remoto e entretenimento. Agravou-se quando o mercado automotivo chinês se recuperou acentuadamente e as montadoras de todo o mundo, que haviam cancelado seus pedidos de chips, voltaram às fundições para atender à demanda chinesa.

A Starlink revelou por meio de uma breve nota em seu site que também está sofrendo com a escassez global de semicondutores. A nota, publicada na seção de Perguntas Frequentes (FAQ), diz:

A escassez de silício atrasou a produção, o que afetou nossa capacidade de atender aos pedidos. Visite a página da sua conta para obter a estimativa mais recente de quando você pode esperar que seu pedido seja atendido.

Depois que um cliente encomenda o serviço da subsidiária da SpaceX, a empresa envia vários itens assim que a cobertura é estabelecida. Esta lista inclui a antena parabólica do usuário para conectar-se aos satélites em órbita, um roteador Wi-Fi para fornecer ao usuário cobertura de Internet, um bloco de fonte de alimentação, um suporte para instalar a antena e cabos.

O Relatório de Teste Suplementar "Transmitir Simultaneamente", parte do registro da FCC de 2020, revela as especificações técnicas do roteador Starlink Wi-Fi. (Fonte da imagem: FCC)

O roteador Wi-Fi enviado pela Starlink é fabricado pela taiwanesa Wistron NeWeb Corporation , uma fabricante terceirizada de equipamentos conhecida por fornecer empresas de eletrônicos de consumo, como a gigante da tecnologia de Cupertino, Apple, Inc.

Além disso, desmontagens do prato do usuário revelaram que ele roda em um processador projetado pela casa de design britânica Arm Ltd. Ele usa 'núcleos' chamados Cortex A53, que geralmente são usados ​​em smartphones de baixo custo e outros dispositivos. Quatro núcleos Cortex A53 estão presentes no processador do prato. Um é responsável por transmitir sinais aos satélites, o outro por recebê-los e o par restante gerencia outras funções.

A admissão da Starlink sobre a escassez de chips ocorre quando ela interrompeu os lançamentos regulares para construir sua constelação de internet. Essa constelação estava no centro de uma grande disputa na Federal Communications Commission (FCC), com o pedido da Starlink para alterar as altitudes dos satélites e outros parâmetros eventualmente concedidos pela Comissão após argumentos contundentes das rivais DISH Corporation e Kuiper da Amazon e concessões da Fim do SpaceX .

Agora, a Starlink está enfrentando argumentos de seus rivais mencionados e da RS Access, LLC, sobre seu aplicativo modificado para lançar satélites de segunda geração (Gen2). Esses satélites apresentarão várias atualizações em relação aos seus antecessores, e a modificação apresentou um plano de lançamento adicional à FCC.

A modificação estabelece os planos da Starlink de usar o veículo de lançamento de próxima geração Starship da SpaceX para lançar sua espaçonave. A nave estelar é significativamente maior do que o foguete Falcon 9 atualmente operacional da SpaceX e, como resultado, pode acomodar não apenas mais satélites, mas também colocá-los mais perto de sua órbita alvo. Ambos os fatores aceleram enormemente o tempo de implantação e permitirão que a Starlink implemente seus satélites e serviços rapidamente.

No entanto, a Starship está atualmente aguardando sua primeira tentativa de lançamento orbital, para a qual deve receber autorização da Federal Aviation Administration (FAA). Os rivais da Starlink argumentam que os dois veículos diferentes no aplicativo Gen2 violam as regras da FCC. Ao mesmo tempo, a Starlink os refuta, destacando que usará apenas um veículo para lançar os satélites.