A Apple lançou seus novos chips M1 Pro e M1 Max com o novo MacBook Pro de 14 e 16 polegadas no mês passado. As novas máquinas conquistaram a internet quando se trata de desempenho e consumo de energia. Os novos modelos do MacBook Pro foram lançados como parte da transição da Apple dos chips Intel para seu silício personalizado. Agora, a Intel revelou seus processadores Alder Lake de próxima geração para desktop que parecem superar os novos M1 Pro e M1 Max da Apple em benchmarks. No entanto, o enorme ganho de desempenho tem um custo - ele usa muito mais energia.

A Intel está de volta ao jogo com o Core i9-12900K superando os chips Apple M1 Pro e M1 Pro instalados nos novos modelos de MacBook Pro

Para ser mais preciso, a Intel lançou seis novos processadores voltados para computadores desktop, que incluem o Core i9-12900K de ponta. É um chip de 16 núcleos com oito núcleos de desempenho e oito núcleos de eficiência. Embora os novos processadores de 12ª geração da Intel sejam voltados para desktops, ainda é interessante ver como o desempenho de referência do Core i9-12900K supera os novos chips M1 Pro e M1 Max da Apple nos modelos MacBook Pro . A comparação é bastante interessante, pois a Apple deve lançar seu iMac de 27 polegadas com os mesmos processadores no ano que vem.

Em termos de desempenho de benchmark, o Intel Core i9-12900K é quase 1,5 vezes mais rápido que os processadores M1 Pro e M1 Max da Apple no teste Geekbench multi-core. Os chips Core i9 oferecem uma pontuação multi-core média de 18.500 até agora e a AnandTech também compartilhou seu conjunto de benchmarks para obter mais detalhes.

Embora os chips Alder Lake Core i9-12900K da Intel superem os chips M1 Pro e M1 Max da Apple em benchmarks, ele vem com um custo de maior consumo de energia. Os novos processadores da Intel usam até 125 W de frequências básicas de energia e 241 W com Turbo Boost. Semelhante ao Core i9-12900K, o Core i7-12700K supera o chip M1 Pro da Apple em benchmarks , mas, novamente, também usa mais energia. Embora sejam chips de desktop, o maior consumo de energia não seria um grande problema. No entanto, como a Apple pretende usar seus chips em seu iMac de classe desktop no próximo ano, teremos que ver como os benchmarks se comparam.

Ao todo, a Apple alcançou um desempenho líder do setor por watt que custa muito menos em comparação com o Intel Mac Pro. Os novos chips M1 Pro e M1 Max superaram o Intel Mac Pro de 12 núcleos da Apple com um custo básico de US$ 6.999. Compartilharemos mais detalhes sobre os benchmarks assim que tivermos mais informações.

O que você acha do Intel Core i9-12900K superando os chips M1 Pro e M1 Mac da Apple em benchmarks multi-core? Deixe-nos saber nos comentários.