A Xiaomi revelou sua tecnologia de dissipação de calor de última geração, a Loop LiquidCool Technology, inspirando-se em setores como o aeroespacial. A Loop LiquidCool Technology usará um efeito chamado "efeito capilar", atraindo um agente de resfriamento líquido e entregando-o diretamente à fonte de calor, vaporizando o líquido e, em seguida, dispersando o calor em uma seção mais fria, permitindo que o agente se condense e capture o excesso em "um canal unidirecional em loop fechado". A nova tecnologia da Xiaomi produz até o dobro da potência de resfriamento e também é considerada extremamente eficiente para resfriar smartphones. A nova tecnologia Loop LiquidCool deve começar a aparecer por volta do segundo semestre de 2022.

Tecnologia Loop LiquidCool

Esta nova tecnologia apresenta um sistema de tubo de calor anular que é composto por um evaporador, um condensador, uma câmara de recarga, bem como tubos de gás e líquido. Colocado em fontes de calor, o evaporador possui refrigerante que evapora em gás quando o smartphone está sob alta carga de trabalho. O gás e o fluxo de ar são então difundidos para o condensador, onde o gás se condensa em líquido novamente. Esses líquidos são absorvidos e coletados por meio de minúsculas fibras na câmara de recarga – que reabastece o evaporador – tornando-o um sistema autossustentável.

Com a Xiaomi utilizando um processo de resfriamento líquido VC semelhante, o fator de forma exclusivo é a maior diferença quando se trata de eficiência. Os sistemas VC padrão não oferecem canais individuais para líquidos e gases. Na verdade, altas temperaturas para gases e baixas temperaturas para líquidos tendem a se contradizer sob cargas de trabalho extremas. O mais novo projeto de bomba da empresa oferece uma "bomba em forma de anel" que "apresenta um projeto especial de tubulação de gás", reduzindo a passagem da resistência do ar em até 30%, mas oferece uma "capacidade máxima de transferência de calor" que é tão alta quanto um total de 100%.

A circulação unidirecional é a chave para a dissipação de calor

Para garantir a circulação unidirecional de alta eficiência, é crucial implementar uma estrutura de válvula Tesla dentro da câmara de recarga. Uma válvula Tesla é uma válvula unidirecional que permite que o líquido passe pelo evaporador, enquanto impede que os gases se movam na direção incorreta. Isso permite uma maior eficiência na circulação de gás/líquido em todo o sistema.

Graças à circulação unidirecional, separação gás-líquido e tubos de gás de baixa resistência ao calor da válvula Tesla, o fator de forma flexível também torna possível adotar e empilhar a tecnologia Loop LiquidCool em qualquer tipo de design interno. Por exemplo, um loop em forma de quadrado permitirá mais espaço para a bateria, módulo de câmera e muito mais.

Ao usar um Xiaomi MIX 4 personalizado, a empresa substituiu a câmara original que continha o vapor pela nova tecnologia Loop LiquidCool. Ao reproduzir o Genshin Impact por trinta minutos completos nas configurações máximas de vídeo de 60 qps, a nova tecnologia foi capaz de manter o dispositivo a 47,7 ° C (117,9 ° F) e manter o processador 8,6 ° abaixo de um Xiaomi MIX 4 não modificado.