A CEO e presidente da AMD, Dra. Lisa Su, anunciou no Twitter as intenções da empresa de conquistar ainda mais participação de mercado no mercado de HPC com sua mais nova GPU Instinct MI200 MCM e tecnologia EPYC no mais recente evento AMD Accelerated que será realizado em 8 de novembro .

Espera-se que o Dr. Su revele os processadores de servidor Zen3 EPYC, apropriadamente chamados de "Milan-X", bem como o Instinct MI200, a primeira série de aceleradores baseados em CDNA2 da empresa (e também a primeira GPU a ser um projeto MCM ). Na verdade, se você olhar bem a imagem, já podemos ver um indício das novas linhas.

O Instinct MI200 é um GPGPU projetado para acelerar algoritmos usados ​​em data centers. Será a primeira GPU Multi-Chip-Module com duas matrizes de computação. O acelerador conhecido como Instinct MI250X oferece 110 unidades de computação e até 128 GB de memória HBM2e.

— VideoCardz

A série MI200 GPGPU da AMD utiliza uma conectividade OCP Accelerator Module (OAM). Atualmente, os modelos Instinct são fabricados apenas com configuração PCIe. A CPU EPYC que está na imagem acima é possivelmente nossa primeira olhada no Milan-X, a próxima geração de CPU EPYC baseada em Zen3 que utiliza 3D V-Cache integrado. VideoCardz aponta que não parece ser o pacote "Zen4 'Genoa" SP5", que suporta oito canais de memória.

Ambas as séries AMD destinam-se a ambientes de servidor de próxima geração que usarão altas velocidades de dados e processamento com o sistema de interconexão AMD Infinity Fabric da empresa . A AMD espera competir com o Hopper da NVIDIA, bem como com os servidores de próxima geração Ponte Vecchio e Sapphire Rapids da Intel a partir de 2022.

O dia 8 de novembro verá o AMD Accelerated Data Center Premier, um dia antes de a NVIDIA ter sua palestra principal do GTC 2021 Fall MC'd pelo CEO Jensen Huang.

Fontes: @LisaSu , VideoCardz