O Diretor Criativo da Remedy, Sam Lake, está orgulhoso do trabalho que foi feito no Alan Wake original, e revisitar o jogo para o desenvolvimento do remaster o fez apreciá-lo mais como um todo.

Falando com a GameSpot , o diretor do jogo de ação e aventura original lançado em 2010 comentou sobre voltar a ele, dizendo que lhe permitiu dar uma olhada em toda a imagem com novos olhos, e a experiência foi totalmente positiva.

O tempo é uma coisa engraçada. Saindo do projeto, depois de estar tão focado em fazê-lo, tentando colocar tudo dentro, muitas vezes você vê muitos problemas ou perde as coisas que não entraram. disso desapareceu e você pode olhar para o trabalho com novos olhos, apreciá-lo como um todo e não perder esses detalhes. Então, é tudo positivo. Estou e estamos muito orgulhosos de Alan Wake. Isso me faz muito feliz. E muitos elementos inventados lá ainda fazem parte da fórmula do jogo Remedy, sendo refinados ainda mais em Control, por exemplo."

A Remedy também expandiu o universo de Alan Wake with Control, o que proporcionou mais uma chance para Sam Lake revisitar o jogo original e mudar sua perspectiva sobre ele.

Voltar para escrever mais Alan Wake in Control foi muito fácil e natural, como voltar para encontrar um velho amigo. E, no entanto, me fez perceber que cresci como escritor, e minha perspectiva sobre certas ideias e temas relacionados ao personagem mudou e evoluiu. É algo muito natural, claro, mas sem essa oportunidade talvez eu não tivesse percebido isso de forma tão concreta. Isso me fez sentir grato pela oportunidade. E eu absolutamente amo o fato de que agora que há um novo público que foi apresentado a Alan Wake via Control, podemos trazer de volta o jogo original em uma nova forma remasterizada para aqueles jogadores experimentarem também. E claro, para os fãs antigos também, que têm pedido incansavelmente por isso.

A Remedy desenvolveu Alan Wake Remastered junto com a d3t, e um dos principais focos foi preservar a atmosfera única do jogo e aprimorá-la com a nova tecnologia disponível hoje. Infelizmente, a remasterização não foi capaz de aproveitar o poder dos consoles da geração atual, e o envio para consoles antigos e atuais tornou o desenvolvimento uma tarefa intimidante, de acordo com o diretor da comunidade, Thomas Puha. Ainda assim, a equipe conseguiu incluir alguns recursos da geração atual, como o suporte DualSense no PlayStation 5, o que contribui para tornar o jogo mais envolvente.

Alan Wake Remastered já está disponível para PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One. Saiba mais sobre o jogo verificando a análise de Ule .