Hoje, a SEGA e a Microsoft anunciaram uma nova aliança estratégica que permitirá à empresa japonesa desenvolver jogos de grande escala em um ambiente de desenvolvimento de última geração construído na plataforma de nuvem Azure da Microsoft.

De acordo com o comunicado de imprensa, esta aliança estratégica é um componente chave da estratégia de médio a longo prazo da SEGA, que inclui a chamada iniciativa Super Game , onde o foco estará em “Global”, “Online”, “Comunidade” e “Utilização IP”.

Yukio Sugino, presidente e COO da SEGA Corporation declarou:

Temos o prazer de anunciar hoje que estamos considerando uma aliança estratégica com a Microsoft para ajudar a desenvolver a nova iniciativa “Super Game” da SEGA, bem como construir um ambiente de desenvolvimento de jogos de próxima geração. Ao considerar uma parceria estratégica com a Microsoft, buscamos avançar ainda mais no desenvolvimento de nossos jogos para que nossos títulos possam ser apreciados por fãs em todo o mundo; a esse respeito, pretendemos construir uma aliança que utilize os poderosos recursos de desenvolvimento de jogos da SEGA e a tecnologia de ponta e o ambiente de desenvolvimento da Microsoft.

Sarah Bond, CVP da Microsoft Corporation, acrescentou:

A SEGA desempenhou um papel tão icônico na indústria de jogos e tem sido uma grande parceira ao longo dos anos. Estamos ansiosos para trabalhar juntos enquanto eles exploram novas maneiras de criar experiências de jogos únicas para o futuro usando as tecnologias de nuvem da Microsoft. Juntos, vamos reimaginar como os jogos são criados, hospedados e operados, com o objetivo de agregar mais valor aos jogadores e à SEGA.

Esta parece ser uma parceria semelhante à anunciada há dois anos e meio pela Sony e pela Microsoft , que também envolveu a exploração do desenvolvimento conjunto de soluções baseadas em nuvem e baseadas no Azure para jogos e IA.

Notavelmente, essas parcerias realmente não têm nada a ver com conteúdo exclusivo, então os fãs não devem esperar que os próximos títulos da SEGA estejam disponíveis apenas para PC e Xbox. Ainda assim, será interessante ver que tipo de jogos sairão dessa iniciativa do Super Game, embora inevitavelmente demore alguns anos para que eles se materializem no mercado.