Com a crescente influência da IA ​​globalmente, a empresa russa Baikal Electronics entrou em campo, potencialmente competindo com a NVIDIA por meio de seus circuitos integrados de aplicativos específicos (ASICs).

Baikal pretende competir com empresas como a NVIDIA entrando em mercados sancionados pelos EUA

O surgimento de players no campo da IA ​​é evidente, visto que o setor enfrenta um “boom” econômico. Todas as grandes empresas estão sendo forçadas a entrar em uma corrida de IA generativa, o que permitiu que empresas como a Baikal interviessem e atendessem à alta demanda. Em entrevista ao CNews , aqui está o que o executivo-chefe do Baikal, Andrey Evdokimov, tem a dizer:

Uma nova divisão foi formada para desenvolver uma linha de chips especializados para inteligência artificial, que adotará as melhores práticas arquitetônicas existentes no momento. Uma tarefa fundamental para a equipe é construir um ecossistema de software para os novos processadores

É importante observar que a Baikal não pretende competir com a NVIDIA no segmento de GPU. A empresa planeja lançar ASICs dedicados à IA com um investimento prometido de 2 bilhões de rublos. No entanto, detalhes cruciais ainda não são evidentes. Os ASICs ganharam uma força tremenda, especialmente após o frenesi da IA, pois trazem recursos computacionais substanciais a bordo. No entanto, as únicas desvantagens são que eles carecem de versatilidade e são específicos para uma aplicação específica.

O Google Cloud TPU é baseado em quatro placas ASIC

A Baikal é uma empresa relativamente nova e não pretende competir pela participação de mercado dominante da NVIDIA. Em vez disso, eles visam consumidores russos que não podem acessar as GPUs AI da NVIDIA devido a restrições comerciais. A empresa planeja criar um "ecossistema de software" sólido, deslocando o país para a produção interna. A Baikal não divulgou muitos detalhes sobre suas unidades ASIC; portanto, não podemos concluir nada sobre seus possíveis impactos na indústria.

O anúncio de Baikal conclui que as políticas comerciais dos EUA levaram as empresas locais a ganhar destaque, o que elas podem capitalizar significativamente. Embora isso não possa impactar os líderes do setor inicialmente, pode levar a um ambiente muito mais progressivo, levando a mais inovações.

Fonte da notícia: CNews