A NVIDIA enfatizou o uso da mais nova tecnologia PCIe 5.0, especialmente quando se trata de sua linha de placas gráficas Ampere. O que é interessante é que o sistema de cabo de alimentação que eles estão usando é idêntico aos cabos de alimentação PCIe 5.0 de última geração, devido à mesma utilização dos designs do modelo Molex Micro-Fit 3.0.

É possível que a NVIDIA estivesse criando estratégias para compatibilidade com PCI-Express Gen5 o tempo todo?

A conexão de energia para o PCIe 5.0 tem uma classificação de até 9A e níveis de 12V, que, quando calculados, a "corrente teórica máxima" é de 648W. Igor Wallossek, do Igor's LAB, propôs que o conector PCI-Express Gen5 (12VHPWR H+) forneça mais de 9,2 A, ou 662 W, ​​embora atualmente esteja classificado para apenas 600 W.

O que tudo isso significa para as placas gráficas? O esforço para tomadas e plugues será reduzido enormemente. No futuro, um único plugue padronizado será suficiente para todos os cartões aqui, desde que precisem de uma conexão de alimentação adicional e não excedam um consumo de energia de 600 watts. Isso simplificará significativamente o layout da placa e o projeto mecânico, e esta etapa também está atrasada. A NVIDIA é a primeira a avançar aqui e provavelmente também apresentará as especificações do PCIe 5.0. No entanto, ainda não está claro se a suposta RTX 3090 Ti também suportará PCIe 5.0 no conector de dados.

—Igor Wallossek

A recém-anunciada fonte de alimentação ROG Thor 1000W Platinum II da ASUS  foi recentemente analisada pela Eteknix , que apresentou as primeiras fotos verdadeiras dos cabos da fonte de alimentação. A fonte de alimentação ASUS Thor 1000W Platinum II tem dois conectores em um lado, ambos com apenas 8 pinos. A empresa não fornece uma conexão modular separada para o cabeamento de 12 pinos mais recente. Os editores da Eteknix observam que "estão cientes de que houve alguma confusão em relação a esta postagem e a possibilidade de que o próprio cabo seja um cabo Nvidia Founders Edition (como o usado no 3080). Tendo falado com a ASUS, no entanto , eles ainda parecem confirmar que este é um cabo Gen5 PCIe."

Especula-se que agora haverá 675 W de consumo máximo de energia produzido por uma GPU conectada ao slot PCIe 5.0 usando uma conexão de energia de 12 pinos compatível. Se isso for verdade, um total de uma conexão de 1275 W é provável usando dois cabos de alimentação de 12 pinos.

Fonte: Igor's LAB , Eteknix , VideoCardz