Seguindo os rumores  do início de agosto (e a classificação do conselho sul-coreano do final de junho ), a Bethesda anunciou e lançou a remasterização do Quake II na QuakeCon 2023.

O jogo pretende ser a versão definitiva de Quake II graças a uma infinidade de melhorias, como iluminação, sombras e modelos aprimorados, áudio aprimorado, inteligência artificial aprimorada (bots melhoraram a navegação, a tomada de decisões e muito mais), crossplay, o suporte para salvar durante o jogo cooperativo, todas as novas opções de acessibilidade, sem mencionar o novo conteúdo, como o Quake II 64 exclusivo do Nintendo 64 anterior e um novo episódio Call of the Machine desenvolvido pela MachineGames e disponível para um jogador e jogo cooperativo .

Todos esses recursos foram bem recebidos pela comunidade, especialmente porque a atualização foi disponibilizada gratuitamente para proprietários anteriores do jogo na Microsoft Store, Steam e Good Old Games (GOG). No entanto, quando se trata de iluminação e sombras, a remasterização do Quake II obviamente ainda não chega aos pés do Quake II RTX , a versão totalmente raytraced do jogo lançada em junho de 2019 pelos Lightspeed Studios da NVIDIA. O projeto foi desenvolvido com base no trabalho de Christoph Schied, que adicionou ray tracing ao Quake II para criar o Q2VKPT. A NVIDIA aprimorou isso adicionando novos efeitos visuais de rastreamento de caminho, melhor texturização e muito mais.

Com o tempo, o Quake II RTX continuou a receber atualizações que melhoraram seu visual e desempenho , eventualmente obtendo recursos como o FidelityFX Super Resolution da AMD e suporte para telas de High Dynamic Range (HDR) . Felizmente, o usuário do Reddit, mStewart207 , está tentando obter o melhor dos dois mundos, tornando a remasterização do Quake II compatível com o renderizador RTX. Como você pode ver na galeria abaixo, as capturas de tela do trabalho em andamento são muito promissoras.

No tópico do Reddit, o autor explicou seu processo de desenvolvimento:

Eu editei o código-fonte para Q2RTX para fazê-lo funcionar com esses novos mapas. Eu tive que remover limites de BSP e tamanhos de lista leves e outras coisas. O Quake 2 RTX original tinha limites rígidos de luzes por cluster que seriam amostrados e que precisavam ser aumentados. Quando carreguei o nível do hub Machine Games pela primeira vez, estava super escuro porque a maioria das luzes estava faltando por causa desse limite. Os arquivos de mapa da remasterização funcionam basicamente no mecanismo Q2RTX. Eu tive que misturar e combinar recursos antigos com novos recursos e adicionar substituições de material. A extinção da luz subaquática não estava funcionando nos mapas dos Machine Games. Por alguma razão, a partir dos novos arquivos BSP de Machine Games, o código existente não pode dizer se você está debaixo d'água da maneira normal. Então eu tive que fazer essa coisa de hacker onde peguei o estado do código do servidor e enviei para o cliente. Eu só preciso consertar algumas novas funcionalidades que eles usam nos mapas MachineGames.

Em outro comentário, o modder disse que está apenas esperando para corrigir alguns problemas antes de enviar o código para sua página do GitHub, tornando-o disponível publicamente. Avisaremos assim que estiver disponível, é claro.