Isso não é um conselho de investimento. O autor não tem posição em nenhuma das ações mencionadas. Wccftech.com tem uma política de divulgação e ética.

À medida que avança para o segundo teste de voo orbital altamente antecipado de seu foguete Starship, a SpaceX está ocupada testando os motores Raptor da Starship em suas instalações em McGregor, Texas. Esses motores são essenciais para o sucesso da Starship e, embora a SpaceX os esteja desenvolvendo há anos, a complexidade do foguete geralmente leva a problemas no motor durante o voo. Como parte de seus testes de desenvolvimento, a empresa compartilhou imagens de um raro teste do Raptor em que o motor foi colocado em um ângulo em relação ao local de teste horizontal. Crucialmente, o teste foi um teste de fogo de longa duração que o motor executou com facilidade, mostrando que os problemas do motor podem em breve se tornar uma coisa do passado para a SpaceX.

O teste de fogo de raptor de longa duração da SpaceX dura mais de vinte segundos

Antes de poder voar qualquer foguete, seja o Falcon 9 ou Starship, a SpaceX testa todos os seus motores em suas instalações em McGregor. McGregor é um dos locais mais antigos da empresa e contribuiu para o desenvolvimento de todos os motores de foguetes da SpaceX. O motor mais recente do portfólio da empresa é o motor Raptor, projetado exclusivamente para Starship. Embora a SpaceX ainda não tenha voado a pilha completa da Starship com sucesso, ela já atualizou o Raptor, e a variante mais recente que foi divulgada publicamente é o Raptor 3.

O motor está funcionando há anos, e problemas com sua câmara de combustão estão entre as razões pelas quais alguns dos testes da campanha Starship de estágio superior da SpaceX falharam . O Raptor é significativamente mais poderoso do que os motores Merlin, que alimentam os foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy. Segundo Elon Musk, o Raptor 3 pode gerar 590.000 libras de empuxo, e o motor pode ter entrado em produção em série desde que o teste que gerou esse empuxo ocorreu em maio.

O gráfico de desempenho da pressão da câmara de combustão do motor de foguete Raptor V3 da SpaceX durante um teste de maio de 2023 que durou mais de um minuto. Imagem: Elon Musk/X

Embora o teste de maio tenha alcançado um pico de impulso de 590.000 libras, esse pode não ser o limite superior do motor Raptor V3. Cerca de dois meses após o teste, Musk voltou ao X (anteriormente conhecido como Twitter) e compartilhou que é possível aumentar o impulso do motor Raptor em 20% ao nível do mar. Comparando-o com os 510.000 libras de empuxo do motor Raptor 2, o motor Raptor 3 pode gerar potencialmente mais de 600.000 libras.

A SpaceX parou de compartilhar imagens de testes de motores de foguetes ultimamente, e as únicas imagens dos testes estão disponíveis online por meio de espectadores dedicados. Um desses clipes surgiu no início do ano passado, quando a câmara de combustão de um motor Raptor 2 derreteu durante um teste nos estágios iniciais do desenvolvimento do Raptor 2.

A filmagem mais recente do Raptor compartilhada no X é de um teste exclusivo que mostra o motor disparando para um teste de "longa duração" enquanto está inclinado para o solo. A maioria dos testes do Raptor ocorre em um estande de teste horizontal, em oposição ao estande vertical para os motores Merlin. Durante estes, o motor é geralmente paralelo ao solo, mas desta vez, a SpaceX confirmou que foi ajustado a 15 graus.

Este é um fator importante, já que o ângulo do motor do foguete pressiona vários componentes enquanto gera centenas de milhares de libras de empuxo. Um teste como este garante aos engenheiros que esses componentes funcionam de acordo com as expectativas. Enquanto a filmagem da SpaceX dura pouco mais de 20 segundos, imagens capturadas por Adam Cuker e postadas no X mostram que o teste durou mais de dois minutos.

Você pode dar uma olhada nas imagens da SpaceX abaixo: