No ano passado, dois líderes do Team Xecuter foram presos . O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) disse que Max Louarn e Gary Bowser foram presos no exterior. Bowser, um cidadão canadense, foi deportado da República Dominicana, e a extradição está sendo solicitada para Louarn, um cidadão francês, para ser julgado nos Estados Unidos.

O grupo é conhecido por seus hacks de console Nintendo que se estenderam ao 3DS, NES Classic e outros dispositivos. Quando os líderes foram presos, eles foram acusados ​​de 11 crimes. O DoJ afirmou que a prisão foi feita para mostrar que o departamento responsabilizaria os hackers que buscam comandar e explorar a propriedade intelectual de empresas americanas para obter ganhos financeiros, não importa onde estejam localizados.

Avanço rápido para ontem, quando o caso contra o Team Xecuter se desenvolveu. Um dos líderes do grupo mudou sua confissão de inocente para culpado em um processo revisado. Gary Bowser inicialmente se declarou inocente das acusações, que incluem conspiração para burlar medidas tecnológicas e tráfico em um dispositivo de burla.

No entanto, após um acordo de confissão revisado, o réu agora está mudando sua confissão de culpa. Bowser agora está aceitando sua culpa pelas acusações acima. Além disso, ele também concordou em pagar US$ 4,5 milhões em restituição à Nintendo.

De acordo com o acordo de confissão ( compartilhado por Torrentfreak ), Gary Bowser confessou sua culpa. Como diz o acordo:

O réu, GARY BOWSER, também conhecido como 'GaryOPA', participou consciente e intencionalmente de uma empresa cibercriminosa que invadiu os principais consoles de jogos e desenvolveu, fabricou, comercializou e vendeu uma variedade de dispositivos fraudulentos que permitiam aos clientes da empresa reproduzir versões piratas de vídeos protegidos por direitos autorais jogos, comumente referidos como 'ROMs'.

O acordo de confissão continua descrevendo que o objetivo principal do Team Xecuter não era apoiar os entusiastas do homebrew, mas vender dispositivos de evasão que permitissem aos clientes jogar ROMS piratas, indo tão longe a ponto de trabalhar com varejistas que distribuíam os produtos do Team Xecuter e respondendo a perguntas sobre esses dispositivos.

O produto que costumava ser usado contra o firmware do Nintendo Switch era muito lucrativo para Bowser e Team Xecuter. O acordo de confissão afirma que o grupo gerou pelo menos dezenas de milhões de dólares em receitas com a venda de seus dispositivos de evasão. O próprio Bowser ganhava entre $ 500 e $ 1.000 por mês, mas também conseguiu manter a receita de publicidade, o que elevou sua receita total para cerca de $ 320.000.

Além da aceitação das acusações de culpa e restituição à Nintendo, Gary Bowser agora ajudará a localizar quaisquer ativos remanescentes do Team Xecuter. A postura cooperativa aumenta a probabilidade de redução da pena, mas o Governo sublinha que não há garantias. A promotoria concordou em renunciar às 9 acusações restantes na acusação.