A Intel anunciou novas parcerias com estúdios de jogos para utilizar a tecnologia XeSS Super Resolution nos últimos títulos AAA durante o evento Innovation 2021. A empresa também falou sobre alguns tópicos importantes sobre como os núcleos de eficiência ajudarão os desenvolvedores a extrair mais desempenho dos jogos.

Intel demonstra super resolução XeSS em novos títulos AAA, acesso antecipado XeSS agora disponível para desenvolvedores de jogos

As duas novas demos Intel XeSS foram mostradas, incluindo Hitman 3 da IO Interactive e The Riftbreaker da Exor Studio, ambos títulos AAA relativamente novos. A Intel apresentou os dois jogos rodando em uma GPU Xe-HPG ARC Alchemist não revelada. Ambos os jogos foram comparados em resolução 1080p e upscaling 4K XeSS. Embora os vídeos sejam de qualidade 1080p, você ainda pode ver que o 4K XeSS realmente ajuda a melhorar a qualidade visual em ambos os títulos.

Demonstração de super resolução Intel ARC Alchemist 4K XeSS em Hitman 3:

Demonstração de super resolução Intel ARC Alchemist 4K XeSS em Riftbreakers:

As imagens aprimoradas são nítidas, menos embaçadas e mostram as texturas de vários objetos com mais detalhes. Temos uma entrevista muito aprofundada com o engenheiro principal da XeSS aqui, que fala sobre como a empresa planeja expandir a tecnologia em suas atualizações futuras. Você também pode ver uma demonstração interna de 4K XeSS aqui , juntamente com mais detalhes da tecnologia XeSS aqui .

Além do suporte a XeSS, a Intel também mostrou uma breve demonstração de raytracing rodando no Metro Exodus em suas próprias GPUs ARC Alchemist. Outra tecnologia importante sobre a qual a Intel falou é o XeGTAO, que é o novo método Gound-Truth Ambient Occlusion, uma forma avançada de oclusão de ambiente de espaço de tela, que oferece maior precisão para maior qualidade de imagem.

Demo Intel ARC Alchemist Raytracing no Metro Exodus:

Demonstração interna do Intel ARC Alchemist XeGTAO:

A Intel também anunciou que os desenvolvedores terão acesso à sua tecnologia XeSS por meio do programa DevMesh e qualquer pessoa, de desenvolvedores independentes a AAA, pode enviar um formulário no site oficial da Intel DevMesh . A Intel está promovendo até 2x FPS com sua tecnologia XeSS Super Resolution, então será ótimo ter mais opções para os jogadores e a tecnologia também funcionará em GPUs NVIDIA e AMD.

Afastando-se um pouco das GPUs, a Intel também discutiu como eles podem aproveitar seu design híbrido introduzido nas CPUs Alder Lake de 12ª geração nos mecanismos de jogo. A Intel e a IO Interactive têm otimizado os lados da GPU e da CPU. Afirma-se que os desenvolvedores podem aproveitar tarefas de segundo plano, como aceleração de IA, animação de personagens, física, colisões, processamento de áudio e muito mais, deixando os núcleos de desempenho com seu principal desempenho de thread único disponível para as tarefas mais exigentes.

Demonstração Intel DeepLink usando GPUs ARC Alchemist e Iris Xe:

A última coisa mais interessante compartilhada pela Intel foi sua tecnologia DeepLink, que ajudará as GPUs Xe-HPG ARC Alchemist a trabalhar ao lado do Iris Xe para aumentar o desempenho em aplicativos de criação. É mostrada uma demonstração apresentando uma GPU ARC Alchemist independente e outro sistema com DeepLink, onde a mesma GPU ARC Alchemist está trabalhando ao lado de uma GPU Iris Xe integrada nas CPUs da Intel. O sistema DeepLink acabou com uma transcodificação 40% mais rápida no Handbrake, pois foi capaz de utilizar mais desempenho do chip Iris Xe.

Fora isso, a Intel reafirmou que sua principal GPU ARC Alchemist contará com 32 Xe-cores conforme detalhamos aqui e será lançada no primeiro trimestre de 2022, embora não tenha sido confirmado se eles estão falando sobre SKUs de desktop ou mobilidade.

Fonte da notícia: Videocardz