O popular  Moto G 3 foi lançado em 2015 pela Motorola com diversas inovações, mas será que ele consegue superar o anterior top de linha Moto X 2014? Para ajudar a decidir na hora de comprar, confira este comparativo com informações sobre o design, desempenho, bateria e câmera e descubra qual tem melhor custo-benefício no mercado nacional.

Comprar o Moto G 2 ou investir no Moto G 3? Veja o comparativo

Vale lembrar que a análise leva em consideração as especificações oferecidas pela fabricante. Quer saber qual é o melhor? Então, veja a análise completa.

Moto G 3 ou Moto X 2014? Descubra se vale a pena comprar o baratinho ou se é melhor investir no top (Foto: Arte/TechTudo)


Design: Moto X 2014

Para começar, o Moto G 3ª geração vem com design resistente à respingos d’água e arranhões, com certificação IPX7. Ele tem dimensões de 142,1 x 72,4 x 11,6 mm, com peso de 155 g. Uma das grandes vantagens do smartphone lançado este ano é o Moto Maker, que permite personalizar o visual do celular com cores na parte da frente, em branco e preto, tampa traseira colorida e gravação de uma frase. A função está disponível no Brasil e pode ser encomendada pelo site da Motorola.

Moto X 2014 oferece design elegante e fino, com traseiras personalizadas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Já o Moto X 2014 de 2º Geração não oferece Moto Maker, mas tem versões premium bem interessantes e elegantes, com traseiras revestidas em preto, vermelho, as madeiras com o bambu e Iúna, além dos modelos em couro com tons em vintage, azul, preto e rouge com dourado. Nas dimensões, estão 140,8 x 72,4 x 9,9 mm, com peso de 144 g.

Para completar, ele vem com design repelente à água. Para quem gosta de um modelo mais elegante sem perder a possibilidade de personalização do design, o Moto X 2014 é a melhor escolha. Além disso, ele é mais compacto, leve e fino do que seu concorrente, mesmo oferecendo uma tela mais ampla. Então, ponto para o Moto X 2.

Tela: Moto X 2014

O Moto G 3 é equipado com uma tela de 5 polegadas HD (720 x 1280 pixels) com 294 ppi (polegadas por pixels) de qualidade. Ela vem ainda com a proteção Gorilla Glass 3. Porém, o Moto X 2014 leva vantagem nessa categoria por causa do display de 5,2 polegadas AMOLED, com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), acumulando 423 ppi e com a mesma tecnologia Gorilla Glass 3.

Moto X 2014 vem com tela Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Moto G 3 ou Moto X 2014: qual é a melhor opção? Veja o que os usuários preferem no Fórum do TechTudo 

Mas o que esses

... números querem dizer? O Moto X 2014 oferece uma experiência visual mais avançada, principalmente para quem gosta de jogos, já que deixa as imagens mais nítidas. O Moto G 3 vai atender as necessidades básicas, como redes sociais e navegação, mas não leva o ponto dessa vez.

Desempenho: Moto X 2014

O Moto G 3 chega ao mercado nacional com opções de armazenamento interno em 8 e 16 GB, personalizadas pelo Moto Maker. O mesmo acontece como a memória RAM: estão disponíveis modelos com 1 e 2 GB de RAM. Ele vem com tecnologias dual-chip e 4G, e, para quem gosta de mais opções, a fabricante disponibiliza ainda o Moto G 3 com TV Digital. Todos esses incrementos levam a alguns acréscimos no valor final do celular.

Moto G 3 tem opções para personalizar armazenamento e RAM (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Por dentro, o Moto G 3 vem com processador de Qualcomm Snapdragon quad-core 1,4 GHz e expansão do armazenamento via microSD de até 32 GB. Nas conectividades estão o Bluetooth 4.0, Wi-Fi, Rádio FM, GPS e sensores de acelerômetro, luz ambiente e proximidade.

O Moto X 2014 vem com processador Qualcomm Snapdragon quad-core de 2,5 GHz, mais potente, e com memória RAM de 2 GB. Para guardar apps, fotos e vídeos, o aparelho tem uma memória interna de 32 GB. Nas conectividades, estão o Bluetooth, Wi-Fi, NFC, GPS e suporte para rede 3G/4G.  No comparativo, o Moto X 2014 é um pouco mais potente, com chip mais rápido, e vem com maior espaço interno, por isso ele leva a melhor.

Sistema operacional: Empate

O Moto G 3 já vem com o Android 5.1.1 Lollipop, mas o Moto X 2014 não sai muito atrás: ele é equipado com o Android 5.0 Lollipop. Ambos os smartphones vão receber as atualizações do sistema operacional, devido à um acordo entre o Google e Motorola. Além disso, os dois aparelhos oferecem o Android “puro”, mais leve e fluido, sem muitas personalizações da fabricante. Então, um empate para os rivais. Os aplicativos com compatibilidade são praticamente os mesmos, com adição de algumas vantagens nos aparelhos como o Hello Moto e o Moto Assistente.

Câmera: Moto G 3

A câmera frontal do Moto G 3 vem com qualidade de 5 megapixels e ângulo mais amplo de visão, ideal para selfies em grupo. A lente traseira oferece 13 MP, com flash duplo LED, atalhos para ativar a câmera através de movimentos, HDR, Panorama, foco manual e automático, além de captura de vídeos em 1080p.

Moto G 3 tem câmera selfie de 5 megapixels (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Por sua vez, o Moto X 2014 vem com câmera principal de 13 megapixels, com funções rápidas, flash duplo, HDR, câmera lenta, panorama e ainda grava em 4K. A lente frontal, porém, tem menos qualidade, com 2 MP.  Para quem gosta de registrar fotos em todos os momentos especiais, o Moto G 3 sai na frente.

Bateria: Moto G 3

O Moto G 3 oferece uma bateria de 2.470 mAh e sai na frente do Moto X 2014 por pouco: o smartphone lançado no ano passado vem com carga de 2.300 mAh. Então o baratinho da Motorola deve aguentar um pouco mais do que o Moto X da 2º Geração. E cada minuto conta, afinal ninguém quer ficar grudado na tomada no final do dia.

Moto G 3 tem bateria mais potente, com 1.470 mAh (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Preço e Disponibilidade: Empate

O Moto X 2014 tem um preço maior por ser considerado da categoria top de linha, mesmo sendo do ano passado. No site oficial da Motorola, o aparelho pode ser comprado por R$ 1.399, enquanto o preço do Moto G 3 é quase imbatível, a partir de R$ 899. Sobre disponibilidade, os dois modelos podem ser encontrados com facilidade em diversas lojas físicas e online do mercado brasileiro.

Para quem está buscando um bom celular e quer economizar ao máximo, sem se importar muito com espaço interno ou qualidade de tela, o Moto G 3 é a melhor opção. Mas para quem está procurando um smartphone mais elegante e potente, a diferença acaba se tornando pouca nesse investimento.

Conclusão: Moto X 2014

No final o embate é bem difícil. A Motorola incrementou o Moto G 3 e deixou ele no páreo para encarar o antigo top de linha, com um preço mais acessível. O Moto X 2 ganha o comparativo por pouco e seus pontos de vantagens são principalmente a tela Full HD, o processador um pouco mais potente, o design leve e fino e o armazenamento interno maior.

Já o Moto G 3 tem seus destaques na bateria com mais capacidade e câmera para selfies. Então, antes de comprar, é necessário avaliar quais são as prioridades para o uso do smartphone e investir no modelo certo.

Mesmo sendo mais recente, o Moto G 3 perde para o Moto X (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo