A SK hynix confirmou o desenvolvimento da HBM3e DRAM mais rápida do mundo, que agora está sendo fornecida à NVIDIA e a outros clientes para avaliação.

O DRAM HBM3e da SK hynix não é apenas mais rápido, mas oferece maiores capacidades, melhor dissipação de calor e fácil compatibilidade

Em junho, foi relatado que a SK hynix havia recebido um pedido da NVIDIA para experimentar sua próxima geração HBM3e DRAM, que se tornou realidade quando a NVIDIA anunciou sua GPU GH200 com HBM3e DRAM aprimorada, oferecendo até 5 TB/s de largura de banda por chip.

Comunicado à imprensa: A SK hynix Inc. anunciou hoje que desenvolveu com sucesso o HBM3E, a próxima geração da DRAM de especificação mais alta para aplicativos de IA atualmente disponível, e disse que a avaliação de amostras de um cliente está em andamento.

A empresa disse que o desenvolvimento bem-sucedido do HBM3E, a versão estendida do HBM3 que oferece as melhores especificações do mundo, vem além de sua experiência como único fornecedor em massa do HBM3 no setor. Com sua experiência como fornecedora do maior volume de produtos HBM do setor e o nível de prontidão para produção em massa, a SK hynix planeja produzir HBM3E em massa no primeiro semestre do próximo ano e solidificar sua liderança incomparável no mercado de memória AI.

De acordo com a empresa, o produto mais recente não apenas atende aos mais altos padrões de velocidade do setor, a principal especificação para produtos de memória AI, mas todas as categorias incluem capacidade, dissipação de calor e facilidade de uso.

Em termos de velocidade, o HBM3E pode processar dados de até 1,15 terabytes (TB) por segundo, o que equivale a processar mais de 230 filmes Full-HD de 5 GB cada um em um segundo.

Além disso, o produto vem com uma melhoria de 10% na dissipação de calor ao adotar a tecnologia de ponta do subenchimento moldado por refluxo de massa avançado, ou MR-MUF**, no produto mais recente. Ele também fornece compatibilidade com versões anteriores*** que permite a adoção do produto mais recente, mesmo nos sistemas que foram preparados para o HBM3 sem modificação de projeto ou estrutura.

** MR-MUF: um processo de anexar chips a circuitos e preencher o espaço entre os chips com um material líquido ao empilhar chips em vez de colocar um filme para melhorar a eficiência e a dissipação de calor

*** Compatibilidade com versões anteriores: uma capacidade de permitir a interoperabilidade entre um sistema antigo e um novo sem modificação no design, especialmente em tecnologia da informação e espaços de computação. Um novo produto de memória com compatibilidade com versões anteriores permite o uso contínuo das CPUs e GPUs existentes sem modificações no design

“Temos uma longa história de trabalho com a SK hynix em memória de alta largura de banda para soluções de computação acelerada de ponta”, disse Ian Buck, vice-presidente de hiperescala e computação HPC da NVIDIA. “Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com a HBM3E para oferecer a próxima geração de computação de IA.”

Sungsoo Ryu, chefe de planejamento de produtos DRAM da SK hynix, disse que a empresa, por meio do desenvolvimento do HBM3E, fortaleceu sua liderança de mercado aprimorando ainda mais a integridade da linha de produtos HBM, que está em destaque em meio ao desenvolvimento da tecnologia AI . “Ao aumentar a participação no fornecimento dos produtos HBM de alto valor, a SK hynix também buscará uma recuperação rápida dos negócios.”