Os recentes drivers Arc GPU da Intel forneceram algumas melhorias importantes de desempenho, mas também deram silenciosamente um aumento na velocidade do clock para a placa de vídeo Arc A380 por meio da atualização de firmware mais recente.

A mais recente atualização de firmware da Intel aumenta as placas gráficas Arc A380 e oferece um aumento de velocidade de clock de 7,5%

Conforme relatado por Neowin , um dos membros do fórum notou que sua placa de vídeo Intel Arc A380 funcionava em velocidades de clock muito mais altas após a atualização para o firmware mais recente. Agora, o firmware mais recente não é mencionado para hospedar atualizações de especificações e lista principalmente melhorias de estabilidade, melhor comportamento do ventilador, correções de bugs e melhor compatibilidade com conexões HDMI.

No entanto, olhando para o GPU-z entre o driver/firmware mais antigo e a instalação mais recente, Eternal Tempest (membro do Fórum Neowin) viu a velocidade de clock de sua placa de vídeo Intel Arc A380 subir de 2000 MHz para 2150 MHz. Este é um aumento de +7,5% na velocidade do clock e, como resultado, a placa também teve uma melhoria em sua taxa de preenchimento de pixel e textura, que aumentou de 64 GPixel/s e 128 GTexel/s para 68,8 GPixel/s e 137,6 GTexel/s.

Fonte da imagem: Neowin

Além das especificações atualizadas, o software também relata o processo de atualização do firmware adequadamente aos usuários, para que eles não reiniciem ou desliguem o sistema durante o processo. A placa de vídeo usada aqui foi a variante ASRock do Arc A380, que deve ser a variante de baixo perfil, já que está rodando a 2000 MHz assim que a outra variante "Challenger ITX" atinge 2250 MHz. Esse aumento na velocidade do clock deve fornecer um pequeno aumento no desempenho, o que pode não ser perceptível em todos os jogos, mas ainda é bem-vindo.

Atualmente, o Arc A380 é vendido por um preço inicial de apenas US$ 99, o que o torna uma ótima opção para PCs básicos com suporte a AV1 e recursos XeSS. Resta ver se as outras placas Arc também obtêm um aumento de velocidade de clock semelhante, se isso for limitado apenas às placas gráficas de nível básico.