O último relatório da indústria de streaming ao vivo Streamlabs e Stream Hatchet trouxe alguns novos dados sobre o público das maiores plataformas de streaming. Este relatório abrange o período do terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro) e aborda os resultados obtidos do Twitch, YouTube Gaming e Facebook Gaming.

Começando com a principal conclusão do relatório do Streamlabs, o Facebook Gaming ultrapassou o YouTube Gaming em termos de horas assistidas pela primeira vez. O Facebook Gaming registrou um total de 1,29 bilhão de horas assistidas, enquanto o YouTube Gaming Live tem um total de 1,13 bilhão. No entanto, ambas as plataformas empalidecem em comparação com o domínio do Twitch, que registrou 5,79 bilhões de horas totais assistidas.

No terceiro trimestre, o Facebook Gaming registrou 17,1 milhões de horas totais transmitidas. O YouTube Gaming tem 8,4 milhões de horas. Por fim, o Twitch mais uma vez esmaga ambas as plataformas com um total de 222,9 milhões de horas totais transmitidas durante este trimestre.

Falando em Twitch, o ímpeto da plataforma que foi conquistado no início dos bloqueios do COVID-19 começou a diminuir. Pela primeira vez, o Twitch experimentou uma queda ano a ano no número de canais únicos transmitidos na plataforma. Para colocar em perspectiva, os espectadores assistiram a 5,79 bilhões de horas de conteúdo no Twitch no terceiro trimestre, uma queda de 11% em relação às 6,51 bilhões de horas no segundo trimestre.

Somando-se aos dados exclusivos do canal, os streamers do Twitch transmitiram um total de 222,9 milhões de horas de conteúdo, uma queda de 8,3% em relação ao trimestre anterior. Desde seu recorde histórico de 264,9 milhões de horas no primeiro trimestre de 2021, o Twitch registrou uma queda de 15,9% no número de horas transmitidas para a plataforma (a queda mais significativa em sua história).

Como mencionado anteriormente, o Facebook Gaming é a única plataforma a experimentar um aumento nas horas assistidas neste trimestre. Também ultrapassou o YouTube Gaming em termos de horas assistidas. Embora parte disso possa ser atribuído à popularidade do Facebook Gaming entre o público internacional, eles também estão ocupados melhorando a funcionalidade de transmissão ao vivo de sua plataforma.

O Facebook também teve uma história melhor protegendo seus criadores. A plataforma anunciou que está ampliando a proteção para seus streamers que desejam usar músicas com direitos autorais no fundo de suas transmissões ao vivo, incluindo criadores de “Level Up”. Isso, juntamente com a introdução de Co-streaming e Streamer Fan Groups, mostrou que o Facebook Gaming está indo na direção certa.

Por fim, o desempenho do YouTube Gaming, embora inferior ao do Facebook Gaming e do Twitch, é justificado porque os principais canais do YouTube são focados principalmente em eventos profissionais de eSports. No entanto, embora os eSports estejam entre os canais mais assistidos no YouTube Gaming, eles têm interesse em interagir e melhorar a plataforma para criadores individuais.

O YouTube adquiriu recentemente alguns dos grandes nomes do Twitch, TimTheTatman e DrLupo. Como novos visualizadores e streamers possivelmente migram de outras plataformas por causa desses criadores, vimos o YouTube começar a melhorar a funcionalidade da plataforma como um todo. Dessa forma, o ímpeto de streaming do YouTube Gaming pode voltar nos próximos trimestres.

Para dados mais interessantes, recomendamos que você leia o relatório completo da Streamlabs obtido neste artigo. Em outras notícias relacionadas ao Twitch, o Twitch sofreu recentemente um grande hack que comprometeu as informações de vários de seus criadores de conteúdo . Em resposta, o Twitch realizou uma reinicialização em massa das Stream Keys de cada usuário para protegê-los.

Fonte de notícias: Relatório Streamlabs