O Departamento de Polícia de Nova York anunciou que tem planos para utilizar drones na cidade americana. A ideia é treinar 29 oficiais e capacitá-los para operar 14 drones, já adquiridos pela polícia. O comunicado chegou na mesma semana em que o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi a Israel conhecer quadricópteros que atiram e possuem tecnologia de reconhecimento facial.

A decisão gerou um debate intenso sobre a privacidade dos cidadãos com o uso dos dispositivos voadores para monitoramento. Segundo oficiais da polícia, os drones serão acionados em casos específicos, e não para atividades de rotina, por exemplo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O comissário de polícia de Nova York, James P. O’Neill, declarou que a NYPD vê com bons olhos os benefícios e o uso de novas tecnologias. O chefe de departamento, por sua vez, afirmou que seria "negligente" não recorrer aos drones, uma vez que são uma forma de oficiais terem acesso ao que vão enfrentar em possíveis situações de perigo.

Apesar das declarações sugerindo que os dispositivos não serão usados de forma maliciosa, diversas críticas surgiram após o anúncio. O principal ponto é a privacidade de cidadãos cumpridores da lei, que poderia estar ameaçada.

Segundo o New York Times, os drones adquiridos pela NYPD são da fabricante chinesa DJI, e foram comprados entre abril e junho de 2018. Com relação aos modelos, são 11 unidades do Mavic Pro, duas do M210 RTK e um DJI Inspire, que será utilizado para treinamento. O jornal americano apurou ainda que a compra dos quadricópteros custou US$ 480.000, pouco menos de R$ 1,9 mi na cotação atual.

O uso de dispositivos voadores vem se tornando cada vez mais comum. Recentemente, a Wing, empresa ligada ao Google, anunciou que vai começar um serviço de entregas a domicílio na Europa utilizando drones. A Uber também disse ter planos para fazer algo parecido com o UberEATS, assim como a

... a>.

Colaborou Yuri Hildebrand*

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo