É possível esconder conversas no WhatsApp e aumentar a privacidade de suas mensagens com alguns truques simples em celulares Android e iPhone (iOS). Como métodos de proteção, o aplicativo permite arquivar chats ou bloquear o acesso por impressão digital, mas apps de terceiros também possibilitam colocar senha para acessar conversas específicas ou para entrar no mensageiro.

Embora o mensageiro já conte com algumas ferramentas de segurança, como a criptografia de ponta-a-ponta, as dicas podem ser úteis para evitar curiosos que possam, eventualmente, ter acesso ao seu celular. Por isso, o TechTudo preparou uma lista com cinco truques do WhatsApp para proteger seus chats. Confira, a seguir, como esconder conversas no WhatsApp.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Arquivar conversas no WhatsApp

O recurso de arquivar conversas no WhatsApp permite que o usuário oculte um chat individual ou em grupo para que ele não apareça na tela inicial do aplicativo. As mensagens continuam salvas no app e, para acessá-las novamente, basta digitar o nome do contato na barra de pesquisas do WhatsApp ou puxar a tela para baixo e tocar na opção "Conversas arquivadas".

Para arquivar uma conversa no WhatsApp para Android, escolha uma conversa, pressione e segure até que apareça um menu na parte superior da tela, e toque no ícone indicado abaixo. No iPhone, arraste o chat para a esquerda e toque na opção "Arquivar". Também é possível arquivar todas as conversas nas configurações do app. Em "Conversas", toque em "Histórico de Conversas" e, depois, em "Arquivar todas as conversas". O chat será desarquivado sempre que uma mensagem for recebida.

2. Colocar senha no WhatsApp

É possível bloquear o WhatsApp com senha em celulares Android por meio de aplicativos de terceiros. Dessa forma, o usuário evita que intrusos acessem as conversas no mensageiro. Entre as opções estão Bloqueio AppLock, Locx: App Lock, Lockdown Pro e Norton App Lock. É possível inserir bloqueio por senha ou padrão, bastando criar um código e selecionar o WhatsApp para adicionar a proteção extra.

3. Ativar Touch ID e Face ID no iPhone

Ativar o Face ID e o Touch ID no WhatsApp para iPhone permite bloquear o app pelo reconhecimento do rosto ou da impressão digital do usuário. O Touch ID está presente a partir do iPhone 5S, enquanto o Face ID está presente no iPhone X e em celulares superiores. Para ativar, vá no WhatsApp e toque em "Ajustes", selecione "Conta", toque em "Privacidade" e vá em "Bloqueio de Tela". Por fim, ative a opção para solicitar a autenticação e selecione o intervalo de tempo para manter o app desbloqueado.

4. Bloquear conversas específicas com senha

Ocultar uma conversa no WhatsApp com senha é possível com o app Locker for Whats Chat App. Após baixá-lo, adicione uma senha com quatro dígitos e toque em "Enable" para permitir que o aplicativo tenha acesso ao mensageiro. Você será direcionado para a janela de Acessibilidade do celular. Encontre o Locker for Whats Chat App e ative-o.

... p>

5. Ativar bloqueio por digital no Android

Também é possível utilizar o bloqueio por impressão digital em dispositivos Android. Para usar a ferramenta, toque no menu do WhatsApp e acesse as "Configurações". Em seguida, toque em "Conta" e vá em "Privacidade". Depois, toque em "Bloqueio por impressão digital" e ative a opção "Desbloquear com impressão digital". Confirme a sua biometria e selecione o intervalo de tempo necessário para bloquear novamente o mensageiro.

WhatsApp: como falar com alguém sem adicionar aos contatos? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo