Você pode não conhecê-lo por este nome, mas California Games fez parte da infância de muita gente quando se popularizou principalmente nos consoles da SEGA, em especial o Master System. O título era chamado no Brasil de “Jogos de Verão” e trazia minigames com atividades populares, como surfe, peteca, skate, bicicleta BMX e patins. Seu lançamento original foi em 1987 e uma sequência foi disponibilizada em 1991, sem repetir o mesmo sucesso. Porém, com os consoles e gráficos atuais, um remake poderia ser uma boa pedida para essa série.

Por que “Jogos de Verão”?

No Brasil, nos anos 90, era comum que jogos fossem vendidos com etiquetas traduzidas por lojas ou por conta de cópias não autorizadas e replicadas no “mercado cinza”. Uma destas cópias popularizou o nome “Jogos de Verão” para California Games, que chegou a ser lançado em caráter oficial por aqui, anos após sua estreia nos EUA.

Jogos de Verão foi lançado no Master System e em outros consoles (Foto: Reprodução)

O problema é que a produtora Epyx também tinha em seu catálogo um game chamado “Summer Games”, que, traduzido de forma literal, também é “Jogos de Verão” – e era mais voltado para modalidades olímpicas de esportes diversos. Em California Games, encontramos apenas algumas provas populares no estado da Califórnia, nos EUA, por conta das praias e ambientes ensolarados.

A dificuldade dos controles

Jogos de Verão, ou California Games, fez sucesso por conta de sua dificuldade. Em tempos em que

... “Dark Souls” sequer sonhava em existir, este jogo chamou a atenção por ser uma espécie de “classificação” entre quem tinha mais talento com o controle na mão.

California Games reunia esportes populares (Foto: Reprodução)

Jogar o minigame de peteca era quase impossível, enquanto as provas de skate tinham dificuldade bem elevada para não cair no meio das manobras. Por conta disso, o título também fez sucesso, mas o segredo estava mesmo na diversão descompromissada e nos gráficos coloridos.

Visual digno de praia

Para a época, California Games tinha um visual incrível, mesmo no Master System, que foi a edição que popularizou o título por aqui. O design, bem colorido e com personagens de feições humanas, até muito detalhadas para o nível do aparelho, se destacou entre os outros que eram encontrados nas prateleiras.

Visual era digno de nota (Foto: Reprodução)

A pouca variedade de ambientes e fases não desanimou o público, já que era comum ter games de pouco conteúdo nesta época. Então, quem ficava de fora, poderia acompanhar a performance do amigo e acompanhar o belo visual “californiano”.

Relançamentos

Pouca gente sabe, mas California Games chegou a ser relançado em plataformas mais modernas. Um chegou a ser nos celulares que usavam o sistema “Java”, que já não está no mercado atualmente. O retorno do jogo manteve os gráficos originais e, por isso, não caracterizava um remake.

Minigame de skate (Foto: Reprodução)

California Games também foi disponibilizado no Virtual Console do Wii – uma espécie de mercado online para jogos antigos e vendidos por download. Neste relançamento de 2009, os fãs puderam conferir a edição que foi originalmente lançada no Commodore 64, difícil de achar no Brasil anteriormente.

Como seria um remake?

Um remake de California Games poderia seguir dois caminhos bem distintos na atual geração de consoles. O primeiro deles seria no estilo retrô, com gráficos 2D e muita “pixel art”, atualizando o visual antigo, mas mantendo a identidade clássica. Os minigames também poderiam ser os mesmos, mas com outras modalidades: partidas online, ranking de líderes e multiplayer local para até quatro participantes seria uma boa e combinaria com a premissa do jogo.

Como seria um remake de California Games? (Foto: Reprodução)

Por outro lado, um remake completo e com gráficos 3D realistas também seria interessante, ainda que mais caro de produzir. Vale lembrar que títulos recentes dos Jogos Olímpicos não fizeram tanto sucesso e eram neste estilo 3D. Ainda assim, neste segmento, o jogo teria que modificar os objetivos dos minigames e voltá-los para o lado da simulação, o que poderia fazer com que a experiência divertida do original perdesse a graça.

Você ainda joga game retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo