A Radeon 530, da AMD, e a Geforce 940MX, da Nvidia, são opções de processadores gráficos que estão presentes em notebooks intermediários à venda no Brasil. A presença de uma placa de vídeo dedicada é uma configuração desejada por usuários que esperam boa performance gráfica em apps mais pesados, ou mesmo em jogos.

A seguir, você conhece melhor as placas Radeon 530 e Geforce 940MX. No comparativo, descubra quais são os pontos positivos de cada uma e conheça os notebooks que disponibilizam os modelos.

Especificações

A ficha técnica das duas placas de vídeo revela configurações similares. Enquanto a Radeon 530 atinge velocidades de até 1.024 MHz, a Geforce 940MX processa dados mais rapidamente, com velocidades que giram entre 1.122 e 1.242 MHz, de acordo com a demanda.

Em relação à memória RAM, as duas placas possuem mais de uma versão. A Geforce 940MX pode vir com DDR3 ou com GDDR5, sempre com 4 GB. A Radeon 530 também pode ser encontrada com DDR3 ou GDDR5, mas com variações na quantidade de RAM: 2 GB ou 4 GB. Independentemente do tipo de memória, a via de comunicação entre o processador gráfico e a RAM é sempre de 64 bits nas duas placas.

940MX atinge velocidade mais alta que a Radeon 530 (Foto: Divulgação/Nvidia)

Para comparações justas, é preciso separar as versões das duas placas: uma Radeon 530 com DDR3 será sempre inferior à 940MX com GDDR5, e vice-versa. No caso da 940MX, a diferença de desempenho entre o DDR3 e a versão com GDDR5 pode chegar a 30%. O tipo de memória também influencia em outras espe

... cificações da placa. A Radeon 530 com DDR3 tem 320 núcleos contra 384 da versão com GDDR5. Na Geforce ocorre o mesmo, com 384 núcleos na placa com DDR3 e 512 na versão com GDDR5.

Desempenho

Não há um volume confiável de benchmarks comparando as duas placas em computadores com configurações equivalentes, o que dificulta a conclusão sobre qual das duas é melhor. Entretanto, partindo do princípio de que você está analisando as placas com os mesmos tipos de memória, o modelo da Nvidia deve ser mais rápido porque seu processador atinge velocidade mais alta, girando entre 1.122 e 1.242 MHz. Na placa da AMD, a velocidade máxima é de 1.024 MHz, inferior à mínima na Geforce.

O Inspiron 15 5567 traz a Radeon 530 como um dos destaques da ficha técnica (Foto: Divulgação/Dell)

Consumo

O consumo é um fator central em componentes para notebooks por conta da autonomia de bateria, mas também por causa do conforto: uma placa que gasta menos energia terá tendência a aquecer menos. Consequentemente, ela vai gerar menos calor no computador e menos ruído. A placa da Nvidia tem TDP, quantidade de energia térmica liberada durante situações de alta demanda, estimada em 30 watts. Já a TDP da placa da AMD é de 50 watts.

É importante prestar atenção nesse número porque ele mostra que, mesmo tendo potencial para consumir e esquentar mais, a Radeon 530 processa dados a um ritmo mais lento do que a placa da Nvidia.

IdeaPad 320 da Lenovo tem versões com a 940MX (Foto: Divulgação/Lenovo)

Notebooks

Uma boa parte dos notebooks vendidos no Brasil com placas de vídeo dedicadas vêm com a Geforce 940MX ou a Radeon 530. Lançada pela Nvidia em março de 2016, a 940MX pode ser encontrada nos Inspiron 7000 da Dell, na linha Samsung Expert X23 (em versões mais fracas com DDR3), nos Lenovo IdeaPad 320 e Acer F5. Já a Radeon 530 é um modelo mais recente, de abril de 2017, o que pode explicar sua presença apenas na linha Inspiron 5567 da Dell.

Conclusão

Na comparação entre as duas placas, é o seu perfil de uso que vai determinar qual é a melhor opção. Se você tem a intenção de jogar no dispositivo, a melhor escolha é um notebook com a Geforce 940MX com GDDR5: entre as versões comparadas aqui, essa deve ser a mais rápida e a que oferece as melhores especificações.

Entretanto, se seu uso para games for mais casual e menos exigente, vale considerar a Radeon 530. Fique atento ao fato de que a placa da AMD tende a consumir mais energia e entregar performance gráfica menor do que a 940MX com GDDR5. Na hora de comprar o notebook, avalie também as demais configurações e o preço do produto. Assim, é possível ter uma noção de qual laptop oferece melhor custo-benefício.

Qual é a melhor placa de vídeo barata? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo