O Google confirmou o Android 8.0 Oreo na última segunda-feira (21) e deve começar a liberar o sistema em breve para celulares e tablets. O sistema operacional móvel promete melhorias na bateria, melhor desempenho e algumas mudanças visuais. As novidades no design incluem uma aparência reformulada para os emojis, que mudam o aspecto conhecido por usuários da plataforma desde 2013.

Além disso, o software ganha personalização de ícones de forma nativa, recurso que, até então, só era possível por meio de aplicativos de terceiros. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre os emojis e ícones da próxima versão do Android.

Android 8.0 Oreo estreia novo design para emojis (Foto: Reprodução/Google)

Novos emojis

Depois de quatro anos, os emojis padrões do Android vão mudar de formato e ficar mais parecidos com o visual exibido em celulares da Apple e Samsung. Em vez do desenho que lembra uma bolha ou um polegar, as figuras terão um aspecto mais redondo e com novos sombreamentos. Segundo o Google, o processo de reformulação durou um ano e meio.

... EBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAOABkDASIAAhEBAxEB/8QAGQAAAgMBAAAAAAAAAAAAAAAAAQUCAwQI/8QAFgEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAgED/9oADAMBAAIQAxAAAAHpg7Tg0rW2Qv8A/8QAHBAAAQUAAwAAAAAAAAAAAAAAAAECBBESBRMh/9oACAEBAAEFAkmWOl5V/KIyN2mUKM+H/8QAFxEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAECQf/aAAgBAwEBPwFOdQ6nEf/EABsRAAEFAQEAAAAAAAAAAAAAAAIAAQMRgSIy/9oACAECAQE/ATGR35KsQRyt6O8X/8QAIhAAAAQGAgMAAAAAAAAAAAAAAAIDEQETIiMyYRAxQXGh/9oACAEBAAY/Aj2VqVJeHe4aC1tS35bL0CKyzVRZhgYfRENx/8QAIBAAAgEEAQUAAAAAAAAAAAAAAREAITFBYcEQUZGx8P/aAAgBAQABPyHHWYnK3gQSIC2p5JQn2Y38T4Ce7KKy77iJUhvp/9oADAMBAAIAAwAAABDyX//EABwRAAAGAwAAAAAAAAAAAAAAAAABMUFxgRGR8P/aAAgBAwEBPxAoSl9Fg6yr5jQ//8QAHREAAgEEAwAAAAAAAAAAAAAAAUERACFRgTFhsf/aAAgBAgEBPxCVRsQKI9IOoddHgguOTvCVf//EACAQAQACAgIBBQAAAAAAAAAAAAERIQAxQVFhEIGRofD/2gAIAQEAAT8QBEtBfQNjyRHkesAqGduJhdOcULPqk4dr0UZPHupvmb+frACTO9vx7Z4UUtNeZv0//9k=">

Emojis do Android ao longo dos anos (Foto: Reprodução/Unicode)

Os novos contornos e gradientes de cores são feitos para ressaltar certos traços de expressão das imagens, com o objetivo de deixá-las mais vivas nas mensagens. A tendência é que o design se torne mais familiar entre usuários que migram do iPhone (iOS) para o Android, ou de aparelhos Galaxy para modelos que usam emojis padrões do Google.

Emojis antes e depois do Android 8 (Foto: Reprodução/Unicode)

EmojiCompat

Aproveitando o lançamento do Android Oreo, o Google anunciou uma nova estratégia para permitir a visualização de emojis por quase todos os usuários, independentemente do aparelho. Até então, figuras compartilhadas em mensagens e redes sociais poderiam ficar invisíveis (com um quadrado no lugar) para quem tinha celular desatualizado. Isso acontecia porque a biblioteca de emojis era atrelada ao sistema, algo que muda a partir de agora.

Google deve resolver velho problema de compatibilidade de emojis (Foto: Reprodução/Unicode)

A gigante das buscas começa a oferecer aos desenvolvedores de aplicativos a EmojiCompat, uma biblioteca independente de emojis atualizados que podem ser incorporados diretamente aos apps. A novidade permitirá que usuários de dispositivos desatualizados vejam novas figuras da Unicode, desde que o criador do app ofereça o recurso por conta própria. O EmojiCompact funciona em versões do Android desde a 4.4 Kitkat, lançada em 2013, até a mais recente 8.0 Oreo.

Ícones customizáveis

Outra novidade estética do Android, dessa vez restrita à versão 8.0, permite modificar ícones do sistema. A função está presente no sistema do Google para celulares e tablets desde o início, mas sempre por meio de aplicativos de terceiros ou interfaces modificadas. Dessa vez, o Android Oreo permite que o próprio usuário mude o visual dos ícones para manter certa uniformidade na aparência do software.

Os atalhos de apps na tela inicial poderão ter vários designs, que incluem formatos quadrados, circulares e outros. A novidade deve afetar até mesmo sistemas que já mudavam artificialmente os ícones, como a TouchWiz, da Samsung. Em vez de aplicar um fundo com cor diferente, os novos ícones do Android Oreo podem ter os traços da imagem alterados de forma mais natural.

Disponibilidade

Segundo o Google, os smartphones Pixel, Nexus 5X e 6P, que não chegaram a ser comercializados no Brasil, já estão em fase de teste e devem receber o Android 8.0 em breve. Celulares das fabricantes Samsung, Motorola, LG, Sony, Huawei e HTC podem ganhar a nova versão do sistema até o fim do ano, mas ainda não há um calendário oficial de atualizações.

Android Oreo chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo