O aplicativo do Facebook usa o GPS do iPhone (iOS) para registrar cada passo do usuário e criar um mapa com todos os lugares visitados ao longo do dia. O monitoramento funciona mesmo com o app fechado e, de acordo com a rede social, ajuda a coletar dados para melhorar a experiência de uso. A função, entretanto, pode ser considerada invasiva e pode comprometer a privacidade.

Se você não se sente confortável em saber que o Facebook registra o seu histórico de localização, siga o tutorial abaixo e aprenda a desativar o recurso no iPhone. As dicas valem para todos os modelos do smartphone da Apple, além do iPad e iPod touch, que também rodam iOS.

Veja como impedir que o Facebook registre o seu histórico de localização no iPhone (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook e toque sobre o menu sanduíche localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, deslize a tela até o fim e toque em "Configurações".

... 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">

Acesse as configurações do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, toque em "Configurações da conta" e, na página de configurações, toque em "Localização".

Abra as configurações de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, desative a opção "Histórico de Localização" e confirme tocando em "Desativar".

Desativando o histórico de localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira impedir que o Facebook tenha acesso à sua localização, toque em "Local". O app de ajustes do iOS, já na tela de configurações de privacidade do aplicativo, será aberto.

Abra as configurações de privacidade do app do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por lá, toque em "Localização". Escolha a opção "Nunca", para impedir que o Facebook obtenha a sua localização, ou "Durante Uso do App", caso queira permitir que a rede social saiba onde você está apenas quando estiver usando o aplicativo.

Impedindo que o Facebook acesse a sua localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite a dica para desativar o histórico de localização do aplicativo do Facebook no iPhone (iOS) e tenha mais privacidade.

Como ficar invisível no chat do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo