O Warsaw é um programa bastante suspeito para muita gente. O software não faz aparente nada no PC, aparece na lista de aplicativos instalados sem que o usuário perceba e, em alguns casos, mesmo depois de removido, ele se reinstala sozinho na máquina. A primeira suspeita é de que pode ser vírus, mas, na verdade, o Warsaw é um software legítimo, usado por bancos brasileiros como medida de segurança na realização de transações via Internet.

Como usar a nova função do Firefox 42 que bloqueia rastreamento online

Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, entre outros, usam o Warsaw. O software funciona em conjunto com aplicativos e plugins de navegadores dos bancos e, a princípio, sua função é garantir a segurança de transações realizadas pelos clientes das instituições financeiras.

Apesar de suspeito, Warsaw é usado para garantir segurança em transações (Foto: Divulgação/Facebook)

Embora o programa pareça suspeito, a GAS Tecnologia, subsidiária brasileira do produto, afirma que o software não tem acesso a dados do usuário e que respeita a privacidade dos clientes das instituições que utilizam a ferramenta.

Outro problema do Warsaw, além do fato de não existir políticas de privacidade que o usuário tenha acesso com facilidade, é que há diversas reclamações sobre instabilidade, lentidão e travamentos causados pela ferramenta.

Posso remover o Warsaw diretamente?

Você pode acessar o Painel de Controle e procurar o programa na lista de aplicativos instalados em seu computador. Clicando sobre o Warsaw, você vai notar que é possível removê-lo com o auxílio do desinstalador do Windows.

No entanto, o programa é desenvolvido para combater esse tipo de remoção. Basicamente, o aplicativo entende que um invasor está tentando desabilitar a ferramenta de segurança para ter acesso aos seus dados bancários. Se você desinstalar diretamente pelo Windows, independente da versão utilizada, há grandes chances de que o aplicativo se reinstale novamente.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Como remover o Warsaw?

Como explicado, o Warsaw funciona em conjunto com aplicativos e plugins de navegadores dos bancos. Para remover o programa de segurança, você precisa, primeiro, desinstalar essas extensões em todos os navegadores do computador.

É importante lembrar que, ao remover o Warsaw, você poderá passar a encontrar dificuldades em realizar operações bancárias via Internet. Só realize o procedimento se estiver convicto de que não sentirá falta de controlar a conta pelo computador.

Passo 1. Remova os plugins do seu banco de todos os navegadores instalados no computador;

Localize e remova o plugin do seu banco de todos os navegadores que você utiliza (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Abra o Painel de Controle e locali

... ze o Warsaw na lista de aplicativos instalados;
Localize o aplicativo e inicie para iniciar a desinstalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Selecione o Warsaw e dê início ao processo de desinstalação;

Aguarde o processo de desinstalação ser concluído (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Espere a instalação ser concluída e reinicie o seu computador;

Depois que a desinstalação for concluída, reinicie o computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Consulte novamente a lista de aplicativos instalados na máquina para verificar se o Warsaw foi removido.

Depois de reiniciar, verifique se o Warsaw não foi reinstalado automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Warsaw voltou! E agora?

Como os sistemas usados pelos bancos variam, pode ser que a sua versão do Warsaw seja mais persistente. Se o passo a passo não teve efeito e, após reiniciar o computador, o aplicativo se reinstalou sozinho, há uma alternativa que certamente vai remover o programa.

De acordo com as instruções da GAS Tecnologia, responsável pelo Warsaw, você deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco e solicitar instruções para remover o programa.

Você receberá um endereço de Internet e um código específico para realizar a remoção definitiva do Warsaw no PC. Dependendo do banco, o processo pode demorar até algumas horas. Em todo caso, a instituição saberá orientá-lo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo