Gacha Life é um game grátis, disponível para download em celulares e tablets, que permite viver a vida de um grupo de personagens com visual de anime. Jogadores podem customizar o estilo de cada avatar, colocá-lo em poses e fazê-lo interagir em cenas por meio do modo Studio. Além disso, é possível participar de minigames para ganhar gemas que possibilitam avançar mais no jogo. Confira, no tutorial a seguir, o passo a passo de como jogar Gacha Life. Veja também algumas dicas para se dar bem após baixar o título na Google Play Store, para smartphones Android; e App Store, para iOS (iPhone e iPad).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A jogabilidade de Gacha Life conta com vários modos que podem ser escolhidos no menu, na parte inferior da tela. O Life Mode, que é a parte principal do jogo, permite que o usuário ande por vários cenários e faça amizades com outros personagens. Falar com NPCs gasta sua energia, que se regenera automaticamente com o tempo ou com jogadas Gacha. Ao fazer amizades com outros personagens, por meio de conversas ou ao dar presentes obtidos no modo Gacha, o nível de seu personagem aumenta gradativamente e mais energia fica disponível para interagir.

Personalizar

Assim que o jogo começa, ele exibe seu avatar inicial no centro da tela. À esquerda, estão oito slots para personagens e é possível acessar ainda mais 12 deles ao clicar no ícone "Slots". Do lado direito, há opções para mudar o visual dos personagens – é possível alterar seus cabelos, rostos, roupas e acessórios. Todas as opções de personalização estão disponíveis logo no início. Os objetos Gacha são usados apenas como extras nas cenas do Studio Mode. Caso o jogador queira voltar ao modelo padrão, basta selecioná-lo em "Presets".

Studio Mode

Com o personagem pronto, o jogo permite colocá-lo em uma pose e fazer vários tipos de cenas no Studio Mode. Basta clicar nos rostos dos personagens, na parte de baixo da tela, para colocá-los na cena. O fundo pode ser trocado ao clicar em "BG". Em "Chat", há a opção de colocar falas nos personagens; enquanto em "Props" há vários itens para adicionar ao cenário – inclusive, é possível usar sua coleção de Gacha nas cenas.

As opções "Pose", "Flip", "Move" e "Remove" aparecem ao clicar no rosto, na parte de baixo. "Pose" serve para mudar de pose entre algumas das preestabelecidas. A seção "Flip" inverte o personagem, enquanto "Move" pode movê-lo. Por último, "Remove" pode apagá-lo completamente da cena. Quando uma cena estiver ideal, bastar clicar em "Saves" para salvá-la.

Para o usuário se aprofundar na criação de animações, basta usar o Skit Maker, disponível no menu inicial do jogo, abaixo dos ícones "Slots" e "BG". O editor conta com várias opções para montar até 100 cenas estáticas, como as do Studio Mode, porém em uma sequência de forma que se tornem animadas.

Life Mode

Ao entrar no modo Life Mode, o jogador aparece em um cenário e pode andar por ele ao tocar nas setas que ficam nos cantos da tela. É possível interagir com outros personagens que aparecem na tela, além do próprio jogador, ao tocar neles. Na janela que se abre, é possível conversar, fazer perguntas e dar presentes de acordo com o nível de amizade. Sempre que uma nova amizade chegar ao nível 3, 10 ou o jogador completar o Quiz de um amigo, seu personagem irá subir de nível.

Cada a

... ção tem um custo de energia diferente que subtrai da barra "Stamina" no topo da tela. Normalmente, quanto maior o custo de uma ação, mais pontos de amizade ela é capaz de gerar. Não significa, porém, que a ação mais custosa retornará o melhor resultado todas as vezes. Apesar disso, ela oferecerá mais pontos do que as menos custosas com frequência. Presentes, por sua vez, dão mais pontos de acordo com sua raridade.

A função "Talk" está aberta desde o início e custa dois pontos, com retorno direto de amizade. A opção "Ask" é aberta no nível 2 de amizade e custa três pontos, com um retorno um pouco maior que Talk. "Gift" é desbloqueada no nível 3 e custa cinco pontos, porém seu retorno depende do presente que o jogador oferece de sua coleção de Gacha. Por último, "Quiz" no nível 5 custa 50 pontos e faz o personagem realizar um jogo de perguntas e respostas com tudo que foi falado nas funções "Talk" e "Ask". É possível ganhar muitos pontos, mas o custo e risco são grandes.

Minigames

Para ganhar gemas em Gacha Life, o jogador pode se aventurar em oito minigames diferentes e simples que duram alguns segundos. Em cada minigame, há uma condição de derrota, como ser atingido ou deixar um objeto cair, e um número de vidas que quando acabam dão fim à partida. Quanto melhor o jogador for no minigame, mais gemas ganha. Se ele escrever "Bônus" no menu, o número de gemas dobra. Confira como jogar cada um.

  • 1chi's Math - Rapidamente responda o resultado das contas mostradas;
  • Bex's Festival - Toque onde quer ir na tela para pegar nuggets que caem do céu;
  • Duck & Dodge - Desvie de patos ao tocar na tela. Toque duas vezes para ativar um dash invencível;
  • Phantom's Remix - Toque no disco no momento certo quando o marcador passar pela linha;
  • Narwhal Sky - Toque e segure na tela pra voar enquanto coleta estrelas e desvia das luas;
  • Orca Sploosh! - Toque na tela para mover a baleia e rebater bolas;
  • Picc Pawket Rhythm - Toque nas notas musicais quando elas atingirem a linha embaixo da tela;
  • Abushu Candy Toss! - Toque nos coelhos conforme eles aparecem.

Gacha & Dicas

A função que dá nome ao game é um sorteio de itens em troca de gemas. O jogador pode escolher entre gastar cinco gemas para obter um item ou 50 gemas para obter 10 itens. Inicialmente, parece não fazer diferente, porém jogar no Gacha recobra sua barra de energia para o Life Mode. Ao gastar 50 gemas por 10 itens, o jogador ganha mais energia do que se jogar 10 vezes a versão de cinco gemas.

Para conseguir muitas gemas em Gacha Life, vale a pena caçar o minigame que oferece o bônus das gemas em dobro, mesmo que o jogador não seja tão bom nele. Após o final do minigame com bônus, o jogo informa que a vantagem foi para outro minigame, então basta segui-lo para ganhar mais gemas em sequência até que chegue no seu preferido. Ocasionalmente, também é útil voltar à tela principal do jogo para assistir aos anúncios em trocas de gemas, entre 10 a 150 delas por anúncio.

Interação Online

Gacha Life costumava ter funções online, como um sistema de ranking para competir com outros jogadores e um chat para conversar com os usuários. Porém, esses elementos foram removidos em atualizações do jogo, sem explicação dos desenvolvedores, e não retornaram mais. Muitos jogadores até hoje ficam na dúvida sobre como jogar online, mas nas atuais versões do game isso simplesmente não é possível.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo