Life is Strange: Before the Storm continua a trama de Chloe e Rachel em Admirável Mundo Novo, o segundo capítulo da saga, que já está disponível para PS4, Xbox One e PC (Steam). A persuasão da protagonista torna-se ainda mais importante nesta sequência, pois passa a revelar segredos obscuros e informações cruciais sobre os moradores de Arcadia Bay. O episódio melhora o desenvolvimento entre as duas garotas e traz decisões de impacto, cada vez mais difíceis. Confira a nossa análise.

Admirável mundo novo

Após os eventos de “Despertar”, Chloe e Rachel são chamadas pelo diretor Wells para tomar responsabilidade por seus atos do dia anterior. A ideia de matar aula, aparentemente inocente, termina em um incêndio florestal que deixou os moradores em estado de alerta. As chamas, assim como a raiva de Rachel por seu pai, tomaram o parque de Arcadia Bay por completo.

Life is Strange: Before the Storm - Admirável Mundo Novo (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Admirável Mundo Novo dá um enorme salto em relação ao primeiro capítulo, em termos de escrita e decisões. O relacionamento de Chloe e Rachel se mantém como o foco da narrativa, mas apresenta um desenvolvimento bem mais natural e com diálogos longos, nos quais é possível compreender melhor o ponto de vista de cada uma. A velocidade dessa aproximação, no entanto, continua rápida – as garotas se conhecem há apenas dois dias – porém, desta vez fica evidente que isto é bem mais comum do que parece – afinal, as duas são adolescentes.

O segundo episódio já inicia-se com decisões de impacto, que ditam o futuro acadêmico da pro

... tagonista e prejudicam sua relação com Joyce, a mãe. Quase todas as escolhas envolvem a imagem de Chloe perante os outros indivíduos que fazem parte de sua vida, inclusive David, que, para a infelicidade da garota, passa a estar mais presente na casa da família Price.

O segundo episódio de Life is Strange: Before the Storm traz decisões ainda mais difíceis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Onde há fumaça, há fogo

Outro ponto que se destaca em comparação ao primeiro episódio é a mecânica de bate-boca, que está ainda mais presente em Admirável Mundo Novo. A diferença é que, desta vez, Chloe pode (e as vezes deve) usar sua língua afiada para arrancar informações importantes de outros ou, ainda, tem a opção tomar decisões mais agressivas – e de grande repercussão.

Esse sistema dá a possibilidade de descobrir detalhes extras e de extrema importância para o enredo. Em conjunto com a exploração dos cenários, que abrem mais diálogos a medida que a personagem encontra outras pessoas e objetivos, há uma fluidez maior neste segundo capítulo da saga. Apesar de deixar mais perguntas que respostas, o mistério em torno dos personagens é interessante e instiga o jogador a querer preencher os buracos.

Life is Strange: Before the Storm revela mais detalhes sobre Arcadia Bay e seus moradores (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O capítulo também explora um lado mais místico da cidade ao usar os sonhos de Chloe, os alertas de seu pai e outros detalhes, como os comentários de Samuel e os livros sobre teoria do caos em sua sala. Admirável Mundo Novo também adentra outro lado da personalidade de alguns nomes que apareceram no primeiro game, como Nathan e Victoria. É inevitável questionar-se sobre o que aconteceu com essas pessoas.

O inferno está vazio

As decisões tornaram-se ainda mais difíceis, pois não deixam explícito qual seria a escolha certa ou errada. Na verdade, não há uma opção segura para qualquer uma das interações deste novo episódio e isto faz com que cada ação pareça mais importante.

Life is Strange: Before the Storm acaba com mais perguntas que respostas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Samuel, o zelador da escolha, afirma para Chloe que “ninguém é uma coisa só”. Admirável Mundo Novo deixa a impressão de que está seguindo à risca essas palavras, apresentando várias facetas do mesmo personagem, inclusive de Chloe e Rachel em seus devaneios. A qualidade da escrita e o encaixe das cenas está claramente mais caprichado, o que nos oferece uma experiência mais completa e satisfatória. Isso deixa a esperança de que o terceiro episódio será capaz de responder todos os questionamentos deste e da primeira série.

Todos os moradores de Arcadia Bay têm algo para mostrar e um segredo para esconder. O capítulo termina com uma revelação surpreendente que pode mudar totalmente o rumo da história, tanto nesta prequela como na trama original de Max. A responsabilidade de fechar com chave de ouro – ou desapontar com mais buracos – está nas mãos do final.

Não há certo ou errado nas decisões de Life is Strange: Before the Storm (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A localização continua a adaptar as gírias para o português brasileiro, deixando-as o mais próximo possível da linguagem do nosso dia a dia. Contudo, há frases que não traduzem corretamente algumas expressões e as transformam em xingamentos sem muito propósito.

Em determinadas falas, nomes de personagens estão escritos incorretamente (Nathan aparece como Nathal) e uma das legendas "buga" e fica congelada nas cenas finais do game.

O segundo episódio de Life is Strange: Before the Storm é focado no relacionamento de Chloe e Rachel (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Conclusão

Life is Strange: Before the Storm – Admirável Mundo Novo é um dos melhores capítulos da série. Seja para quem experimentou as aventuras de Max ou para os que ainda estão conhecendo Chloe e Rachel, Before the Storm mostra que a Deck Nine sabe como desenvolver sua história. Mesmo sem poderes sobrenaturais, os segredos dos moradores de Arcadia Bay são mais que suficiente para prender o jogador nesta nova, porém antiga, jornada.

Qual o melhor jogo de ação ou aventura para PC? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo