O Numbers, aplicativo para criar planilhas no iPhone (iOS), permite criar listas de despesas que ajudam a controlar gastos pessoais. Com essa ferramenta, é possível usar modelos de planilhas e inserir dados para conferir somas automáticas de despesas. Além disso, o documento também exibe gráficos que mostram a porcentagem de dinheiro usado. Desse modo, o usuário pode saber quais itens são mais pesados no orçamento.

Se você deseja controlar suas despesas e saber quais são seus gastos, siga o tutorial onde mostramos o passo a passo de como usar planilhas de orçamento do Numbers. O app é gratuito e pode ser baixado na App Store e usado normalmente no iPhone e no iPad.

Tutorial mostra como criar uma planilha de gastos no Numbers para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Numbers e toque no ícone "+" no canto superior direito da tela. Em "Finanças Pessoais", toque sobre um dos modelos de planilha. Note que umas são mais complexas, com fluxogramas e gráficos que podem ajudar a entender seus gastos.

... 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">

Caminho para abrir um modelo de planilha de gastos no Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Após abrir o modelo, use o movimento de pinça com os dedos para usar o zoom da ferramenta. Em seguida, toque duas vezes no dado que deseja editar. A planilha conta com sugestões editáveis de gastos e rendimentos. Altere tudo para que se encaixe à sua renda e despesas.

Opção para editar planilhas de finanças no Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque duas vezes nos valores para que possa editá-los também. É necessário teclar enter para que a ferramenta faça a conta automática dos dados que você inseriu.

Ações para editar uma planilha de gastos do Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Confira no gráfico o comparativo entre suas despesas, redimentos e o que sobra de dinheiro no orçamento. A planilha é automaticamente salva dentro do Numbers. No entanto, você pode enviá-la por e-mail, mensageiros ou redes sociais. Para isso, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e escolha a opção "Exportar".

Opções para ver gráficos e exportar uma planilha de gastos do Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Escolha o tipo de arquivo no qual deseja exportar a planilha. É possível manter o documento em Excel. No entanto, para esse tutorial, escolhemos a opção "PDF". Na janela seguinte, toque em "Enviar".

Opções para arquivos de saída em uma planilha do Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Use tela de compartilhamento para salvar o documento na nuvem, no celular ou enviá-lo via apps de e-mail e mensageiros.

Opções de compartilhamento para uma planilha do Numbers para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

O documento aparecerá na tela inicial do Numbers. Você pode continuar alimentando a descrição dos gastos para saber como vão suas finanças.

O consumo de bateria do iOS 11 é maior? Como resolver e economizar bateria no iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo