Dr. Wu Lien-teh é o homenageado do Doodle do Google desta quarta-feira (10). A página inicial do buscador exibe um tributo ao 142º aniversário do epidemiologista. O doutor chinês-malaio criou uma cobertura cirúrgica considerada a precursora da N95, máscara amplamente utilizada por profissionais da saúde no combate à Covid-19.

A ilustração apresenta, de um lado, o Dr. Wu Lien-Teh confeccionando a máscara, feita a base de algodão, gaze e com camadas de pano para filtrar as inalações. Na outra metade, o epidemiologista aparece oferecendo a invenção aos colegas. O recurso foi criado devido à necessidade de proteger a população de uma epidemia que assolava a região norte da China em 1910, identificada pelo doutor como uma praga pneumônica altamente infecciosa. A transmissão acontecia de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Após ser o primeiro estudante de descendência chinesa a se tornar Doutor em Medicina na Universidade de Cambridge, Wu retornou ao seu país de origem como vice-diretor da Imperial Army Medical College em 1908. No entanto, em 1910, o Dr. Wu Lien-Teh foi convocado para atuar no combate à epidemia.

Wu trabalhou com o governo chinês para estimular o uso de sua máscara, estabelecer a quarentena em estações de saúde e hospitais, restringir viagens e refinar técnicas de esterilização. A epidemia da Grande Praga da Manchúria teve seu fim em abril de 1911, apenas quatro meses depois de o Dr. Wu Lien-Teh ter sido encarregado da missão de conter o avanço da doença.

Em 1935, epidemiologista se tornou a primeira pessoa de descendência chinesa a receber uma indicação ao Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. O prestígio se deu em função de seu trabalho no controle da praga. O Dr. Wu Lien-Teh também fundou a maior e mais antiga organização médica não-governamental da China e, por suas invenções médicas e progr

... essos na área da saúde, é considerado o pai da medicina moderna no país.

Com informações de Google

Veja também: A história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo