O eMule pode ter tido seus dias de glória há muito tempo, mas não significa que o programa tenha sido esquecido. Com design renovado, o software de transferência P2P se modernizou e passou a aceitar também downloads via torrent, tornando-o mais versátil.

uTorrent, Deluge, Vuze, BitTorrent … Veja mais alternativas para baixar

Apesar das mudanças, o eMule ainda traz algumas características clássicas que podem gerar preocupação com a privacidade. Afinal, como funciona a transferência P2P? Confira a resposta para essa e outras perguntas e saiba se vale a pena instalar.

Entenda como funciona o eMule e o processo de P2P (Foto: Divulgação/eMule)

Como funciona o P2P

P2P conecta pares de máquinas para transferir arquivos (Foto: Reprodução/Creative Commons)

P2P vem de peer-to-peer, o que significa que é uma transferência que ocorre entre duas máquinas que têm um determinado arquivo instalado. O gerenciador P2P busca por outro computador com o mesmo programa instalado – no caso, o eMule – e que tenha o arquivo desejado pelo usuário já salvo na memória. Se não tiver o item completo, o que pode ocorrer quando o download não foi finalizado pelo par, o eMule então passa para outro PC, e assim por diante, até o arquivo ser baixado completamente.

Qual a diferença para o torrent?

Torrent baixa pedaços do arquivo de várias fontes (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Há muitas diferenças entre P2P e torrent. A primeira delas é que o torrent não requer que os usuários estejam usando o mesmo programa para trocarem arquivos entre si – uTorrent, BitComet, Transmission. A outra diferença está na maneira com que o download é feito. No torrent, um tracker (rastreador, em inglês) busca por usuários com os arquivos baixados e obtém pedaços de vários PCs ao mesmo tempo, o que agiliza o download consideravelmente.

eMule é seguro?

eMule traz os mesmos problemas de segurança de antes (Foto: Reprodução/Creative Commons)

O nível de segurança oferecido pelo eMule é baixo e requer um certo nível de experiência por parte do usuário. Na prática, usar transferênc

... ias P2P em geral é perigoso, pois abre as portas do seu computador para invasões por arquivos infectados. Portanto, é preciso analisar com cuidado qual arquivo baixar antes de prosseguir – prefira documentos oficiais de universidades ou arquivos sem títulos tão chamativos; pornografia nem pensar.

Por outro lado, se você usar o eMule para baixar torrents, estará relativamente mais seguro. Embora também precise buscar por fontes confiáveis, sites de torrent mostram o nível de segurança de arquivos .TORRENT, o que ajuda a evitar documentos corrompidos ou infectados com algum malware. Na verdade, a infecção por vírus ao tentar baixar torrents está mais relacionada aos sites que os hospedam do que aos arquivos em si.

Como configurar

No Mac, é preciso inserir o servidor manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Antes de começar a usar o eMule é preciso realizar algumas configurações para obter melhores resultados no download. No Windows, é preciso liberar o tráfego de dados do programa pelo firewall, de modo que as conexões de entrada e saída estejam livres de impedimento e não bloqueiem o seu download.

No Mac OS é preciso inserir manualmente o endereço do servidor do eMule, que pode não vir configurado automaticamente. Para isso, acesse o menu “Servidores” na tela inicial e insira a URL (gruk.org/server.met) à direita.

Vale a pena baixar?

Prefira torrents usando aplicativos leves como o Transmission (Foto: Divulgação)

O eMule teve sua popularidade rebaixada após a chegada do torrent e agora tenta recuperar usuários oferecendo essa forma de download juntamente com o seu P2P. O design está mais atrativo e o programa é leve, portanto não deve prejudicar o funcionamento do seu computador.

Mas, mesmo se você ainda deseja se aventurar pelo mundo das transferências P2P, vale repensar se o download do eMule vale a pena. Apesar de também poder substituir o pesado uTorrent, o software pode se tornar uma ameaça para a segurança do seu computador ao abrir portas para infecções, pois não se dedica a filtrar arquivos saudáveis de nocivos.

Se você não está interessado no download peer-to-peer, mas está interessado em baixar torrents, outros programas podem oferecer um desempenho melhor, como o Transmission.

Porque não consigo baixar por torrent? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo