Nubanké a nova operadora de cartões de crédito que está deixando os brasileiros ansiosos. Ela possui muitos diferenciais em comparação com as demais operadoras de cartões, a começar pela ausência de uma agência física. Absolutamente tudo é feito online e com a rapidez que a Internet proporciona, através de um app disponível para Android e iOS.

Cinco aplicativos para ganhar dinheiro usando o smartphone

O fato da companhia não cobrar anuidade e nem taxas de manutenção desperta a atenção dos brasileiros. Porém, a Nubank ainda não está aberta para todos e para adquirir um cartão só por meio de convite. A fila de espera já ultrapassa as 70 mil pessoas. Conheça agora como funciona o Nubank, o cartão de crédito para celulares.

Conheça mais a respeito do cartão Nubank (Foto: Divulgação/Nubank)

O cartão Nubank

Atualmente, o único produto que a companhia oferece é o Cartão Nubank MasterCard Platinum, ou seja, um dos cartões que oferece mais benefícios ao usuário. Ele é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos no mundo todo. Desta forma, você poderá fazer compras internacionais sem nenhum problema.

O cartão é emitido pela própria Nubank , que é licenciada pela MasterCard e, assim, autorizada a emitir cartões de crédito com a bandeira no Brasil. Usando as novas tecnologias e conceitos de design, a Nubank planeja repensar a experiência dos usuários de cartões de crédito.

O maior e principal diferencial do Nubank é a simplicidade, transparência e burocracia quase zero. Até mesmo o contrato de adesão é pequeno e escrito em termos que fogem do juridiquês, para que qualquer pessoa entenda. As únicas exigências para se ter um cartão Nubank é ter pelo menos 18 anos de idade e possuir um smartphone Android ou iOS, que são as plataformas onde a empresa já atua.

Smartphone: um item essencial

Se você não tiver um smartphone, infelizmente não vai conseguir usar o Nubank. Absolutamente tudo é feito através de um aplicativo compatível com os sistemas do Google e da Apple. O cadastro inicial é feito por meio do aparelho, onde é necessário tirar uma foto de si mesmo (selfie) e fotos do documento de identidade (RG).

Uma vez cadastrado e com o cartão em mãos, você pode consultar o seu limite disponível, valor das próximas faturas, vencimento, compras feitas em ordem cronológica, emitir o boleto para pagamento, solicitar aumento de limite e até mesmo bloquear o cartão em caso de roubo ou perda.

Além de ter um app para iPhones e celulares Android, há também uma interface web onde o cliente pode fazer as mesmas coisas que faz no celular. Pelo navegador é possível ainda contatar o suporte, através de e-mail ou telefone. Infelizmente, o Nubank ainda não desenvolveu um aplicativo para Windows Phone, mas, de acordo com a equipe de comunicação da companhia, ele já está em desenvolvimento.

Tarifas e taxas

O cartão Nubank, surpreendentemente, não cobra anuidade e nenhuma outra taxa. Isso é possível graças ao modelo de negócio 100% digital, que permite a eles cortar custos com agências e estruturas caras, além da papelada, já que a burocracia é menor.

Visto que não há a cobrança de anuidade e nem taxas, como essa operadora se mantém? A Nubank ganha

... dinheiro, basicamente, de duas maneiras. Em cada compra que o cliente faz usando o cartão, eles recebem uma pequena porcentagem do estabelecimento. Além disso, quando a pessoa opta por financiar o valor da fatura, eles cobram juros no valor. É o chamado crédito rotativo. O valor dos juros é de 7,75%.

Programa de pontos

Já é costume em diversas operadoras de cartões a oferta do programa de pontos, também conhecidos como programa de fidelidade. Assim, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por benefícios, tais como passagens aéreas e descontos em próximas compras. Porém, o Nubank não possui um programa de pontos próprios.

Atualmente, o único programa que os clientes do cartão podem usufruir é o MasterCard Surpreenda, que acumula pontos por cada compra realizada. Esses pontos poderão ser trocados por lanches, ingressos de cinema, dentre outras coisas.

Um programa de pontos próprio, que ofereça milhas de viagens, por exemplo, é o pedido mais frequente dos usuários. A Nubank já deixou claro que tem intenções de implantar um programa do tipo, mas ainda estão avaliando quando e como fazer.

A famigerada lista de espera

Para adquirir um cartão Nubank, só há duas maneiras: recebendo um convite de um amigo ou indo até o site e solicitando um convite. Sendo que os convites enviados por amigos têm prioridade. Depois disso, é só esperar.

A lista de espera já está grande, ultrapassando as 70 mil pessoas. Cada pedido passa por uma análise interna de crédito. Segundo a empresa, como eles estão no início de suas operações, ainda estão buscando o melhor método de análise. Porém, a cada semana, eles liberam uma quantidade limitada de convites e analisam os mais variados perfis de uso e de pagamento.

A lista não é atendida em ordem cronológica, por isso não é possível estipular o tempo de espera de cada um. Pessoas que possuem um histórico de bons pagamentos têm o cadastro aprovado mais rapidamente. Já outras que tiveram o nome sujo ou um histórico de constantes atrasados, são recusados com a mesma rapidez.

Funcionamento:

O cartão Nubank pode ser usado assim como qualquer outro cartão. A diferença é que assim que a compra é faturada ela já aparece no aplicativo do seu smartphone, através de uma notificação. Na hora você pode ver o valor da compra, estabelecimento, se foram feitas parcelas, bem como o saldo do novo limite e o valor da próxima fatura.

Quando chegar o dia de fechamento, a empresa notificará através do app que a fatura já esta pronta para ser paga e também encaminhará um e-mail com o boleto. Assim, basta imprimir e pagar.

Do ponto de vista da segurança, o Nubank também não faz feio. É possível bloquear o cartão a qualquer momento pelo aplicativo. O atendimento da empresa é rápido e eficiente. Os atendentes são sempre cordiais e até bem humorados, resolvendo qualquer problema com agilidade.

Então, estas são as principais características do cartão de crédito Nubank, que promete mudar a forma como os brasileiros enxergam os cartões e agilizar qualquer processo referente à compra, pagamento e resolução de problemas.

Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo