O Google anunciou nesta quarta-feira (14) que vai remover a Central de Notificações integrada ao Chrome nas próximas versões do navegador. O recurso, apresentado em 2013 como uma forma de agregar todos os alertas em um lugar só, foi sendo deixado de lado não só pelos usuários, mas também pelos desenvolvedores, de acordo com a Gigante de Buscas. A previsão é de que a função seja desabilitada no Windows, Mac OS e Linux e que no lugar da ferramenta os usuários utilizem softwares alternativos.

Bug no Chrome faz navegador travar com 16 dígitos

Central de Notificações poderá ser substituída por outros softwares (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

A mudança não significa que o Chrome vai deixar de suportar notificações, apenas que a forma como elas serão tratadas internamente vai mudar. Os novos padrões adotados na web permitem que um usuário autorize sites individuais a criar os alertas, fazendo com que a ferramenta se torne desnecessária.

O objetivo do Google ao fazer a mudança é simplificar a forma como as notificações são tratadas, garantindo que desenvolvedores não precisem criar códigos específicos para o navegador. A Gigante, por outro lado, reconhece que a tecnologia é uma forma importante para a experiência dos usuários.

“O crescimento do push na web é uma forma importante para os usuários se engajarem com páginas. Ao racionalizar este recurso, o Chrome pode garantir seu funcionamento simplificado para todas as plataformas”, explica o engenheiro de software do Google Justin DeWitt.

... ) (Foto: Central de notificações reúne informações enviadas por páginas em um só lugar (Foto: Reprodução/Google))" width="695" height="379">Central de notificações reúne informações enviadas por páginas em um só lugar (Foto: Reprodução/Google)

Apesar de ter sido removida dos principais sistemas operacionais, a expectativa é que a Central de Notificações continue sendo usada no ChromeOS.

Via Chromium e The Verge

Qual é o melhor navegador de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo