O Facebook introduziu os vídeos de perfil no final do ano passado, mas muitos usuários Android não conseguiam usar a função. Agora que o recurso está efetivamente funcionando no app, saiba como colocar uma gravação como avatar na rede social.

Instagram, Spotify e mais; veja o que seu perfil no Facebook revela

O vídeo curto, que tem aparência de GIF, é executado apenas no perfil do usuário – a miniatura em posts e comentários continua estática. Se você quiser dar vida à sua página do Facebook a partir do Android é só seguir as dicas abaixo.

Aprenda a adicionar um vídeo no perfil do Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Ao abrir o app do Facebook para Android, toque sobre sua foto na atualização de status para abrir seu perfil pessoal. Na página de perfil, toque sobre seu avatar.

Tela inicial do app do Facebook para Android e página de perfil (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Se você nunca alterou sua foto de perfil desde que o recurso de vídeos no avatar foi lançado para Android, a caixa de mensagem terá a aparência da imagem 1 logo abaixo. Neste caso, toque no link “Experimentar agora”. Mas se você já tiver feito isso, o visual será como o da figura 2; aqui, selecione “Fazer um novo vídeo do perfil”.

Aparência de mensagens para fazer vídeo de perfil do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Toque no ícone com duas setas, destacado na imagem abaixo, para escolher entre a câmera frontal e traseira do smartphone. Aperte o botão vermelho para começar a gravar e pressione-o quando quiser interromper a gravação. Caso você não finalize a filmagem, o vídeo termina sozinho após sete segundos.

Gravação do vídeo de perfil do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. A janela a seguir mostrará o resultado do vídeo. Arraste as bordas azuis da faixa localizada na parte inferior para editar o vídeo, retirando as partes indesejadas, caso ache necessário. Se quiser manter o som, deixe o vídeo com a indicação “Áudio ativado”, mas caso deseje eliminar o áudio toque no ícone para desativá-lo. Ao terminar as edições, toque

... no botão “Avançar”.
Edição do vídeo de perfil do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Selecione o frame que aparecerá como miniatura em seus posts e comentários no Facebook e pressione o botão “Usar”.

Seleção do frame para uso em miniatura de posts e comentários (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Você acaba de colocar um vídeo de perfil no Facebook.

Vídeo de perfil carregado no Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como ficar com status invisível no Facebook pelo celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo