Próximos lotes de processadores Skylake da Intel serão comercializados com os recursos Safe Guard Extension (SGX), desenvolvidos para garantir maior segurança. O recurso, que já existe desde 2013, acabou não sendo incluído nas primeiras versões de Skylakes no mercado.

GeForce com Dual GPU pode ser o próximo lançamento ‘monstruoso’ da Nvidia

O SGX funciona com um mecanismo que a Intel classifica como “sandbox inversa”: em lugar de isolar aplicações e códigos maliciosos no processador, o SGX isola, na verdade, aplicações sensíveis, que contenham dados privados do usuário, tornando o acesso a essas informações difícil a potenciais invasores.

Intel faz modificações nos Skylake para ativar o recurso de segurança SGX (Foto: Divulgação/Intel)

Esse isolamento de dados sensíveis se dá em nível de hardware. Para você entender melhor, imagine que o processador conta com uma área segura, em que informações consideradas importantes, como dados referentes a pagamentos realizados na Internet, por exemplo, podem ser processados sem risco de que algum vírus tenha acesso a eles.

Para que o SGX tenha efeito, não basta que o usuário rode um processador compatível com a tecnologia em sua máquina. É necessário que os programas que estão instalados no computador tirem partido da ferramenta.

Segundo a Intel, os novos lotes de processadores Skylake com SGX habilitado começ

... arão a ser enviados aos distribuídores a partir de 26 de outubro. Nesse sentido, se você deseja essa ferramenta disponível no seu PC, é interessante esperar um pouco até que esses processadores alcancem o mercado.

Via KitGuru

Você tem dicas para montar um PC Gamer em 2015? Participe da discussão no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo