O desconforto que algumas pessoas sentem ao usar headsets de realidade virtual está sendo resolvido por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Nvidia. Eles desenvolvem um novo tipo de headset, baseado em um sistema que cria imagens tridimensionais semelhantes a hologramas em cada lente, gerando experiências de uso mais satisfatórias.

HoloLens deve 'sair do papel' para desenvolvedores em 2016

Protótipo produz imagens mais ricas em detalhes tridimensionais para evitar as náuseas (Foto: Reprodução/YouTube)

A nova tecnologia pretende criar óculos que apliquem a noção de campos de luz para funcionar, deixando de lado a simulação tridimensional convencional, a que estamos acostumados. Nesse novo modelo, cada imagem oferece mais pontos de referência focal, com mais detalhes de profundidade e uma variação nos pontos focais de cada elemento exibido pelo headset.

O headset foi desenvolvido com um conjunto de duas telas de LCD para cada lente, uma sobre a outra, com um pequeno espaçamento entre elas. A interação entre as duas telas é o que constrói a imagem tridimensional complexa, capaz de iludir o cérebro e evitar o cansaço e o enjoo depois de uso prolongado.

Com uso de duas telas LCD, óculos cria imagens mais ricas e que oferecem ilusão tridimensional mais próxima da realidade (Foto: Reprodução/YouTube)

Mais interessante na pesquisa é que todo o projeto foi limitado a usar componentes eletrônicos que podem ser comprados no mercado por praticamente qualquer um, especialmente com financiamento de uma grande corporação, como a NVIDIA. Isso indica que essa tecnologia é viável do ponto de vista financeiro e uma derivação desse estudo pode chegar ao consumidor em pouco tempo.

O vídeo abaixo mostra a tecnologia em funcionamento:

Por que sentimos enjoo depois de algum tempo usando um headset de realidade virtual?

Isso é importante porque nossos olhos percebem o mundo à nossa volta capturando pequenas variações de perspectiva do que está no nosso campo visual. As variações dos movimentos constantes da pupila são corrigidas pelo cérebro, dando a sensação de final de profundidade, característica à nossa noção de espaços tridimensionais.

Num headset de realidade virtual convencional, isso não é possível. Nossos olhos acabam sendo forçados a perceber uma simulação de profundidade de uma imagem que não oferece essas variações de perspectiva, e o cérebro acaba tendo dificuldade em combinar as imagens captadas pelo olho em diferentes posições, já que a perspectiva é sempre a mesma.

Headset cria imagens análogas a hologramas para que os olhos não cansem e o usuário não sofra enjoos (Foto: Reproduçã
... o/YouTube)

A sensação de enjoo e desconforto depois do uso de um headset de realidade virtual está vinculada à forma pela qual nosso cérebro interpreta estímulos visuais em conjunto com outros estímulos físicos. Basicamente, esse tipo de enjoo é causado pela mesma razão pela qual algumas pessoas podem sentir-se mal ao tentar ler um livro durante um passeio de ônibus, ou carro. Como o seu olhar está fixo em alguma coisa durante um tempo, e o corpo continua sentido as irregularidades do pavimento, o cérebro entra em conflito para filtrar as duas informações conflitantes, e o resultado é o enjoo.

Via Phys.org e Stanford

Qual é o melhor modelo de óculos para realidade virtual para comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo