Famosos pela presença em fliperamas os anos 90, jogos de luta como Tekken, Mortal Kombat e Street Fighter evoluíras seus gráficos e mecânicas com passar dos anos. Outros títulos, como Guilty Gear e Super Smash Bros., mudaram com o tempo, mas mantiveram suas principais características. Ao serem classificados, os games de luta podem ser divididos em dimensões (2D, 2.5D e 3D), gráficos ou formas de combate. Conheça, a seguir, os principais tipos de jogos de luta nos esports.

Jogos de luta 2D, 2.5D e 3D

Em jogos 2D, como Samurai Shodown, Street Fighter 2 e 3, Double Dragon e as séries BlazBlue e Guilty Gear, a movimentação se dá apenas para os lados. Neste tipo de game o cenário é plano e as animações são criadas por meio de desenhos 2D, os chamados sprites. Já séries como Virtua Fighter, SoulCalibur, Tekken e Dead or Alive utilizam gráficos 3D e exploram o cenário 360º, dando ao jogador maior liberdade de movimento. Existem ainda os games de luta 2.5D, caso da série Digimon Rumble Arena e jogos como Killer Instinct, Street Fighter 4 e 5. Neste caso, os títulos combinam gráficos 3D com a jogabilidade 2D.

Detalhes de cada franquia

Cada franquia de jogos de luta tem um detalhes particulares. Os Fatalities de Mortal Kombat são famosos por serem muito violentos. Os Rage Arts de Tekken 7, especiais que acontecem parcialmente em câmera lenta, dá closes nos personagens. Street Fighter 5, por suas vez, divide seus especiais em três tipos: EX Special, V-Trigger e Critical Art. Em jogos como Mortal Kombat X e a série Injustice também é possível interagir com itens de cenário, arremessando eles durante a luta.

Jogos de equipe

Nos jogos de equipe, o fator determinante não é o gráfico, e sim o jogador poder controlar um time de personagens. Alguns games oferecem times de dois lutadores, como BlazBlue: Cross Tag Battle, Rival Schools, SNK Heroines Tag Team Frenzy e a série Marvel vs Capcom, cujo lançamento mais recente é Marvel vs Capcom: Infinite. Outros jogos contam com times de três personagens, como Dragon Ball FighterZ e Skullgirls.

Um traço marcante dos jogos de equipe é o gameplay agitado, por conta da mecânica de assistência (assist), onde um personagem do time do player entra na tela, ataca e sai em seguida, sem quebrar o ritmo da luta. Outra movimentação importante são os ataques em conjunto (team combos), que aumentam o dano causado.

Jogos de arena (ou plataforma)

Nos jogos de arena, vários players lutam em cenários interativos com o objetivo de ser o único sobrevivente. Essa mecânica faz sucesso com jogos Battle Royale. O fator determinante não é o gráfico, podendo ser 2D (Brawlhalla, Rivals of Aether) ou 3D (Brawlout, Onimusha Blade Warriors e Su

... per Smash Bros.).

Em games de arena, como Super Smash Bros. Ultimate, os comandos são mais responsivos e a câmera fica distante, mostrando a ação completa ao invés de focar em um só ponto. Nessa modalidade dos jogos de luta, ainda é comum caírem itens no meio do jogo, que podem ser usados pelo jogador para atacar os adversários.

Via RacketBoy, Gamespot e Gamespot



>>> Veja o artigo completo no TechTudo