Recentemente o Instagram adicionou uma nova função nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) bastante similar à principal função do Snapchat que não guarda as imagens, criando um fluxo de posts diários e bastante atualizado. Chamado Instagram Stories, o recurso permite que os usuários enviem fotos e vídeos rápidos, com edição, mas sem filtros, que só podem ser vistas por um curto período de tempo — expiram após 24 horas. Veja agora algumas dicas de como usar a nova opção oferecida pelo Instagram para descobrir se faz sentido trocar o Snap pelo Stories, e usar apenas o Instagram.

Instagram ou Snapchat? Apps mudam e ficam muito parecidos

Como postar fotos ou vídeo da galeria do celular no Instagram Stories (Foto: Carolina Oliveira/TechTudo)

1. Acessando o Instagram Stories

Na tela inicial do Instagram, basta deslizar o seu dedo para a direita para abrir a câmera de seu smartphone. O botão branco, centralizado na parte inferior da tela, é que permite tirar fotos e gravar vídeos.

Deslize a tela para direita para acessar o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Fazendo desenhos à mão livre

Assim como no Snapchat, o usuário pode fazer marcações à mão livre. Para isso, basta tocar no lápis que se encontra no canto superior direito da tela e começar a desenhar. Você pode escolher o tipo de lápis e a cor dele, conforme você pode ver na imagem abaixo.

Adicionando marcação à mão livre (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

3. Adicionando texto

Você pode também adicionar texto às imagens. Para tanto, toque nos dois “As”, um maiúsculo e minúsculo no canto superior direito da tela. Depois é só digitar uma frase ou uma palavra, escolher onde ela deverá ficar na imagem, escolher uma cor e pronto. Para publicar a história, basta tocar no mesmo botão branco que você usou para capturar a imagem. Você pode ver a frase que diz: “Adicione isso à sua história”.

Adicionando texto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Vendo suas histórias

Para ver suas histórias é bem simples. No topo do seu feed do Instagram, você ve

... rá todos os perfis que publicaram histórias. Basta tocar na sua foto para ver as imagens que você já publicou.
Vendo história publicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5. Excluindo suas histórias

Caso você queira excluir alguma história, acesse a foto ou o vídeo em questão, toque nos três pontinhos do canto inferior direito e, nas opções que surgirem, toque em “Excluir”.

Excluindo história - ela também é apagada automaticamente após 24h (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

6. Acessando as configurações das histórias

Para acessar as configurações das suas histórias também não tem segredo. Vá no seu perfil e toque na engrenagem do canto superior direito. Depois, em “Conta”, toque em “Configurações da história”.

Acessando configurações do Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

7. Configurações da história

Nesta tela você pode definir para quem as suas histórias serão ocultadas. Assim, você controla exatamente quem pode ver ou não suas publicações. Para isso, toque m “Ocultar histórias de”, selecione os contatos e depois toque em “Concluir”.

Configurando histórias (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Desta maneira você já está preparado para aproveitar o Instagram Stories em toda a sua glória.

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Comente no Fórum TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo