Os fabricantes de consoles estão em uma corrida armamentista no momento, com a Microsoft e a Sony procurando agressivamente expandir seus recursos de desenvolvimento de software comprando e fundando novos estúdios. Mas e a Nintendo? O atual líder do mercado de consoles sempre foi mais cauteloso do que seus concorrentes, mas também está ampliando suas capacidades de desenvolvimento? A resposta é sim.

Como parte de seu último briefing financeiro , a Nintendo anunciou planos de gastar até 100 bilhões de ienes (ou cerca de US$ 900 milhões) na expansão das capacidades de desenvolvimento de seus estúdios internos. Fusões e aquisições não estão descartadas, mas, por enquanto, o foco está nos estúdios próprios…

Nosso objetivo é expandir nossas estruturas de desenvolvimento de jogos dentro do grupo Nintendo. Não estamos descartando a possibilidade de atividades de [fusão e aquisição], mas nossa primeira prioridade é expandir organicamente nossa própria organização para continuar a cultura criativa da Nintendo. Além disso, buscaremos oportunidades em negócios de entretenimento não relacionados a jogos que tenham alta afinidade com o negócio de jogos. Para isso, trabalharemos para construir ativos de software em outros campos além dos jogos. Também trabalharemos para desenvolver novos conteúdos de vídeo, seguindo o filme Super Mario.

Curiosamente, a Nintendo planeja gastar ainda mais, 300 bilhões de ienes (US$ 2,7 bilhões), em experiências e serviços do usuário. Como já informamos, há planos de expandir ainda mais o Nintendo Switch Online , mas eles também visam criar uma nova infraestrutura de usuário única e melhorar suas lojas digitais e serviço My Nintendo. A Nintendo não diz isso diretamente, mas parece que eles estão de olho no sucesso do Xbox Live e do PlayStation Plus, e talvez até de serviços de assinatura como Xbox Game Pass, PS Now e EA Play. Obviamente, esse tipo de conectividade online sempre foi um enorme e flagrante ponto fraco para a Nintendo, mas parece que eles estão dedicados a dedicar os recursos para torná-lo melhor.

O que você acha que o futuro da Nintendo reserva? Eles estão investindo nos lugares certos?