A Intel finalmente lançou uma CPU de desktop sub-10nm (oficialmente o processo Intel 7, que é comparável ao TSMC 7nm) com seus processadores Alder Lake e a derrapagem de vários anos da empresa em 14nm está oficialmente encerrada. A arquitetura Alder Lake também apresenta uma infinidade de mudanças inovadoras, incluindo uma arquitetura híbrida com recursos de design big.SMALL p e e-cores, bem como uma nova tecnologia de agendamento de hardware que será lançada no Windows 11.

A Intel também conseguiu oferecer um aumento de IPC de 19% na frequência ISO em relação às peças anteriores do Rocket Lake de 10ª geração e notamos uma melhoria de quase 50% quando você leva em conta o desempenho multithread em benchmarks. O Alder Lake também apresenta a arquitetura Intel Smart Cache, que compartilhará o cache L3 com os núcleos p e e. Além disso, a empresa é a primeira a comercializar com memória DDR5 e PCIe 5.0.

O PCIe 5.0 será suportado pelo processador (e até 16 vias), enquanto o PCIe 4.0 será suportado pelo chipset (e até 12 vias). A empresa recuperou a coroa de desempenho da AMD como líder indiscutível em jogos, graças ao seu IPC e melhorias gerais de desempenho.

O desempenho de frequência fixa de thread único aumentou 28% (se você observar os p-cores) e 50%, se observar execuções multithread. Tudo isso acontece com o Alder Lake consumindo 9 watts a menos que o Core i9 11900k. Uma pequena mudança, no entanto, é que o PL1 e o PL2 agora são os mesmos, o que significa que o TDP do Core i9 12900k é efetivamente de 241 watts por padrão.

Intel Alder Lake pode igualar o desempenho MT de 11ª geração para 1/4 do consumo de energia

A criação de desempenho também está tendo um salto gigantesco no desempenho geral. Curiosamente, no entanto, se você deseja o mesmo desempenho de um Intel Core i9 11900k, pode reduzir o consumo de energia em 1/4 para 65 W e obter o mesmo desempenho! Este é um salto incrível na eficiência de desempenho graças aos e-cores.

Preços e especificações

A Intel decidiu adotar preços extremamente agressivos para sua linha Alder Lake. O carro-chefe Intel Core i9 12900k será vendido por US$ 589, o que é muito competitivo com o AMD Ryzen 5900X (vendido por US$ 550). O Core i7 12700K será vendido por $ 409 e o Intel Core i5 12600k será vendido por apenas $ 289. Considerando que a parte do Core i5 é um SKU extremamente capaz com 10 núcleos, esse é um preço competitivo da Intel e, se eles puderem fornecer o suprimento, devem vender como bolos quentes.

O Alder Lake da Intel será construído usando os novos núcleos E e P da empresa, você pode ler o detalhamento arquitetônico aqui e representa uma evolução significativa nas metas de eficiência de energia da empresa. Ele será construído no processo Intel 7 e dimensionado de 9 watts a 125 watts. DDR5 e PCIe gen5 serão suportados (primeiros no mercado) e apresentarão novas tecnologias como o Intel Thread Director.

O Alder Lake será totalmente escalável de Desktop (LGA1700) para ultra móvel. Curiosamente, no entanto, embora a plataforma tenha 8 P-cores e 8 E-cores, apenas os P-cores suportarão hyper threading, totalizando 24 threads disponíveis. A GPU integrada terá 96 EUs de arquitetura Xe (bom, mas nada para escrever), mas o que mais nos impressionou foi o fato de que a Intel está reivindicando um aumento de 19% no IPC sobre o Rocketlake - o que deve bater com folga as peças da AMD, se for verdade .

Alder Lake terá até 30 MB de cache LL não inclusivo e suporte para DDR5-4800, LP5-5200 junto com DDR4-3200 e LP4x-4266. Ele também suportará duas vezes a largura de banda PCIe graças ao suporte de PCIe 5 e será capaz de fornecer até 16 pistas de PCIe Gen5 com até 64 GB/s. O novo design é totalmente modular e construído como lego e deve ser totalmente escalável e flexível. A interconexão da malha de computação tem uma largura de banda de 1.000 GB/s, enquanto a malha de E/S tem um BW de 64 GB/s. O subsistema de memória suporta até 204 GB/s, mas, mais importante, pode escalar a frequência da memória (e potência) de acordo com a necessidade do SoC