A TSMC anunciou uma atualização focada no desempenho de seu nó de 5nm chamado N4P, e servirá como a terceira grande atualização para a família de silício do fabricante na mesma litografia. A gigante taiwanesa promete várias melhorias em 5nm, então vamos discuti-las detalhadamente aqui.

O N4P da TSMC também fornecerá um aumento de desempenho de 6% em relação ao N4

Em comparação com a tecnologia original de 5nm, também conhecida como N5, a TSMC diz que o N4P oferecerá um aumento de desempenho de 11%, ao mesmo tempo em que oferece um aumento de desempenho de 6% em relação ao N4, que é a variante aprimorada da arquitetura de 5nm. Este fabricante de chips também afirma que, quando se trata de eficiência de energia, o N4P oferece uma melhoria de 22%, bem como um aumento de 6% na densidade do transistor.

Uma das principais razões pelas quais a TSMC introduziu a tecnologia N4P é aumentar a produção de wafer. A empresa afirma que esse nó reduz a complexidade do processo e melhora o tempo de ciclo do wafer, resultando em um processo de fabricação mais barato. Com a escassez contínua de chips, isso será visto como uma excelente notícia para os parceiros da TSMC, como a Apple, porque relatórios anteriores afirmaram que a gigante da Califórnia não está imune a essa escassez. Diz-se que outros fabricantes de chipsets, como a Qualcomm, se aliaram à Samsung devido à situação atual.

Kevin Zhang, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da TSMC, disse o seguinte sobre o último anúncio.

“Com o N4P, a TSMC fortalece nosso portfólio de tecnologias avançadas de semicondutores lógicos, cada uma com sua combinação exclusiva de desempenho, eficiência de energia e custo. O N4P foi otimizado para fornecer uma plataforma de tecnologia avançada aprimorada para HPC e aplicativos móveis. Entre todas as variantes das tecnologias N5, N4 e N3, nossos clientes terão a máxima flexibilidade e escolha incomparável da melhor combinação de atributos para seus produtos”.

Espera-se que a TSMC libere as primeiras fitas no N4P até o segundo semestre de 2022. Anteriormente, o fabricante dizia que produziria chips de 3nm em massa  para a Apple no segundo semestre de 2022, mas depois de um tempo, informamos que esse nó pode ter que estar atrasado . Em vez disso, a Apple teria que contar com a arquitetura de 4 nm, que a empresa teria garantido remessas antecipadas  da TSMC para ganhar vantagem contra a concorrência.

Infelizmente, pela aparência deste anúncio, o A16 Bionic da Apple pode ser produzido em massa no nó N4P, não em 4nm. A Qualcomm, que havia rumores de que mudaria para o TSMC para reservar pedidos do Snapdragon 898 Plus na tecnologia de 4nm , pode não ter escolha a não ser seguir o mesmo caminho. Independentemente disso, o N4P ainda oferece uma melhoria decente em relação ao N5, mas quão bem essas melhorias serão aplicadas quando se trata de desempenho no mundo real? Parece que vamos descobrir nos próximos meses.

Fonte da notícia: DigiTimes