O aplicativo Rio Educa em Casa é a plataforma educacional lançada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para facilitar o ensino remoto da rede municipal de ensino. O app está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e pode ser utilizado por professores e alunos gratuitamente, sem consumir o pacote de dados. A ferramenta disponibiliza aulas ao vivo com possibilidade de interação, videoaulas previamente gravadas, acesso ao Google Sala de Aula da turma, além de diferentes materiais didáticos para estudar em casa. Confira, a seguir, como fazer login no Rio Educa em Casa e como funciona o aplicativo.

Quer comprar celular, TV e outro produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o Rio Educa em Casa e como ele funciona?

O Rio Educa em Casa é um aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ) para facilitar a realização de aulas à distância durante a pandemia. O app está disponível para alunos, professores e gestores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

O Rio Educa app disponibiliza aulas elaboradas por professores da própria SMERJ e conteúdos cedidos por outras organizações parceiras. São oferecidas aulas ao vivo, com possibilidade de interação via chat para tirar dúvidas, videoaulas gravadas e videoconferências. Os alunos também podem fazer uploads e download de arquivos, baixar materiais didáticos em PDF e receber exercícios corrigidos à distância. Todo o conteúdo fica armazenado na plataforma para consultas futuras.

No menu do app, os alunos poderão encontrar ambientes específicos para cada atividade, como a aba “Canais”, que oferece aulas em vídeo do Rio Educa na TV, além de lives para a comunidade escolar, organizadas por turma. Também há acesso ao Google Classroom, materiais do Rio Educa e caderno de acolhimento em formato digital, acervo multimídia produzido pela MultiRio e dados do IBGE adaptados para alunos.

Pelo aplicativo, os professores também poderão fazer o acompanhamento da vida escolar de cada aluno, enviar tarefas e analisar a participação dos estudantes nas atividades por meio de um registro de engajamento de cada um. Os docentes também têm acesso a todo o material didático disponibilizado pela Secretaria no app.

Como fazer login no Rio Educa em Casa?

Para acessar o aplicativo Rio Educa em Casa é preciso ser aluno matriculado da rede municipal. O estudante deve informar seu login, um e-mail composto pelo número da sua matrícula com 13 dígitos, seguido do complemento “@alunocarioca.rio”. O login deve ter o seguinte formato: [email protected]. Caso o estudante não saiba sua matrícula, será preciso acessar a página de recuperação (email.rioeduca.rio.gov.br/aluno) e informar seu nome completo e data de nascimento. Se ainda assim não conseguir acessar, deverá procurar sua unidade escolar.

Já a senha do aluno é a palavra “rio” (sem aspas), acompanhada pela data de nascimento no seguinte formato “DD/MM/AAAA”. A senha deve ter a seguinte formatação: rio01/01/2010. Depois de fazer login no Rio Educa, aparecerá a mensagem "Assistir com dados isentos", e tpque em "Entendi" para configurar o uso de uma VPN no celular. Esse procedimento é necessário para utilizar o app sem precisar de dados móveis ou rede Wi-Fi. Em seguida, surgirá a notificação de "Solicitação de Conexão", pressione "Ok" para começar a usar.

Para fazer login no Google Classroom, o aluno deve inserir o mesmo e-mail e senha do Rio Educa app.

Como usar o Rio Educa em Casa app?

Passo 1. Abra o Rio Educa em Casa. A tela principal tem duas opções de menu, toque

... na aba “Canais" para encontrar os vídeos e escolha o nível escolar;

Passo 2. Toque no ícone de playlist, no canto superior direito, para acessar mais conteúdos. Depois, selecione o ícone de mundo para ir para a aba "Outros", abrir o menu geral e ter acesso às apostilas;

Passo 3. Selecione a opção “Material Rioeduca”. Então, toque na setinha correspondente à sua turma e escolha a disciplina;

Passo 4. Toque nas setinhas da lateral esquerda para ver a apostila em tela cheia. Utilize as ferramentas de navegação da barra superior para folhear a apostila. Toque em "baixar" para ter acesso ao material em PDF.

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro (1, 2, 3 e 4)

Qual o melhor notebook para estudantes? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo