A Apple está trabalhando numa alternativa para resolver um incômodo que usuários de iPhone vêm enfrentando durante a pandemia: a espera para desbloquear o celular por PIN quando estão usando máscara. Um recurso que deve permitir o reconhecimento da face mesmo com máscara está em teste na versão beta do iOS 14.5. Para que ele funcione basta que usuário também tenha um Apple Watch.

O recurso deve ser habilitado manualmente antes do uso e utilizará o relógio como uma medida de segurança. O wearable deverá estar desbloqueado quando o usuário for fazer o escaneamento da face no celular. Dessa forma, o reconhecimento terá menor precisão devido ao uso da máscara, mas o smartwatch já autenticado servirá como uma medida extra para garantir se tratar mesmo do dono do dispositivo.

Outras ações que utilizam o reconhecimento facial, como aprovação de compras na App Store, Safari e iTunes, continuarão pedindo a digitação da senha para usuários com máscara.

Para que o Face ID funcione utilizando o recurso, o iPhone deverá estar integrado a um Apple Watch Series 3 ou superior. Uma função parecida já existe para desbloqueio dos computadores da maçã, que podem ser destravados sem senha quando o usuário está com um smartwatch da marca.

A implementação da função se faz necessária já que Apple, ao contrário de outras fabricantes, não conta com leitor de impressões digitais integrado à tela. Ela depende exclusivamente do Face ID. Rumores apontam, porém, que o recurso pode chegar ainda este ano com o lançamento do iPhone 13.

Em maio de 2020 a empresa da maçã tentou resolver o problema do reconhecimento mandando os usuários para a tela de desbloqueio por senha mais rapidamente quando seus rostos estivessem obscurecidos. Contudo, muitas vezes era preciso ficar esperando enquanto o sistema tentava fazer a leitura do rosto. Alguns usuários chegaram a inventar macetes para acelerar este processo.

Com informações de

... blank">Engadget e BBC

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo