O reinado da GTX 1080 como placa de vídeo mais rápida do mundo foi curto e acabou: a NVIDIA apresentou a nova Titan X. A super placa da fabricante tem processador gráfico com 3.584 núcleos CUDA, mil a mais do que a GTX 1080, e 12 GB de memória RAM GDDR5X. Na avaliação da Nvidia, isso tudo é suficiente para que a nova placa tenha um salto de performance de 60% sobre a antiga Titan X.

Placa de vídeo RX 480 da Gigabyte chega ao Brasil com tecnologia Polaris

Segundo a Nvidia, em cálculos de performance puramente computacional, a nova placa chega a impressionantes 11 teraflops (a GTX 1080 vai a 9). O modelo chega ao mercado internacional em 2 de agosto e, como você já deve ter antecipado, a preço alto: US$ 1.200 (R$ 3.950, em conversão direta).

Titan X com processador Pascal é a placa de vídeo mais rápida do mundo (Foto: Divulgação/Nvidia)

O processador gráfico da nova Titan X é da arquitetura Pascal e pode rodar a 1.531 MHz de velocidade máxima. Leitores mais atentos vão lembrar que a GTX 1080 é até mais rápida em velocidade bruta, com 1.733 MHz.

Contudo, com 1.000 núcleos a mais, o processador da Titan X deve ser consideravelmente mais rápido, já que a quantidade enorme de unidades CUDA devem agilizar o processamento de simulações e games pesados com facilidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Outros dados técnicos da nova placa apontam para uma configuração vigorosa na RAM também. São 10 Gbps (gigabits por segundo) de velocidade, interface com largura de banda de 384 bits e uma via de comunicação entre processador gráfico e memórias que pode chegar a 480 GB/s.

A conclusão mais interessante que se pode tirar das especificações técnicas da Titan X é que ela pode ser a primeira placa de vídeo a permitir gameplay em 4K a 60 quadros por segundo de forma estável. Entretanto, uma

... conclusão definitiva sobre esse potencial só poderá ser formada depois da disponibilização da placa para testes.

Impressiona também os dados referentes ao consumo. Com um processador de 12 bilhões de transistores, a TDP da placa bate em 250 watts.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo

Via Nvidia, Engadget

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo