Crossovers entre diferentes franquias do mundo dos games acontecem com certa frequência, mas os encontros de outras mídias parecem ser algo mais raro quando feitos oficialmente. Felizmente, esses crossovers acontecem e, muitas vezes, na forma de novos jogos. Pensando nisso, listamos alguns dos crossovers de filmes, séries de TV e quadrinhos que rolaram no mundo dos games.

Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal

Lançado para PS1, Saturn, Game Boy, Game Gear e DOS, Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal marcou o encontro dos heróis Homem de Ferro, da Marvel Comics, e X-O Manowar, da Valiant Comics.

Como os personagens trazem poderes similares (ambos utilizam uma armadura para combater seus inimigos), a Acclaim Entertainment, responsável pelo game e dona da Valiant Comics na época da sua produção, resolveu usar a chance de usar seu herói junto ao membro dos Vingadores.

Homem de Ferro e X-O Manowar foram estrelas de um game (Foto: Divulgação/Acclaim)

O game é um side scroller que não aproveita muito as habilidades dos personagens, mas vale pelo encontro inusitado entre os heróis das duas editoras de quadrinhos.

Poker Night 2

Criado pela Telltale Games, conhecida por jogos de adventure, Poker Night 2 é um game comum de poker, mas que você escolhe personagens conhecidos para controlar durante as partidas. No segundo game, a Telltale conseguiu reunir Brock Samson, da animação The Venture Bros, Sam e Max, Claptrap, de Borderlands, e Ash Williams, astro da série de filmes Evil Dead.

... t-media content-media--normal content-photo">

Poker Night 2 (Foto: Divulgação/Telltale Games)

Uma das grandes sacadas do jogo é ter os personagens interagindo conforme jogam, algumas fazendo piada de suas diferentes origens. O game está disponível para PC, Xbox 360, PS3 e iOS.

Lego Dimensions

Lego Dimensions é possivelmente a maior mistura de personagens de diversos filmes, séries e jogos em um só game. Utilizando as licenças que já tinham, a LEGO e a Warner Bros Entertainment conseguiu unir personagens como Doctor Who, Gandalf, Batman e os Simpsons, lançando uma linha de brinquedos especiais que podiam ser incluídos no jogo através de uma plataforma especial.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

O título, lançado para Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One teve novas fases, baseadas em franquias de sucesso, lançadas até setembro de 2017, quando foi descontinuado. Mesmo assim, o game, que usa o estilo já consagrado dos jogos da série Lego, é a melhor (e única) opção caso você queira juntar Marty McFly, de De Volta Para o Futuro, Sonic e Gremlins.

J-Stars Victory VS+

O sonho de muitos fãs de anime era ver heróis de suas séries favoritas lutando entre si. Quer saber se Seiya, de Os Cavaleiros do Zodíaco, conseguiria vencer uma luta contra o Goku? J-Star Victory VS+ permite exatamente isso.

J-Stars Victory Vs+ (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O jogo foi criado em comemoração aos 45 anos da revista Weekly Shonen Jump, publicação em que vários personagens foram lançados. O game de luta em 2D traz heróis de Dragon Ball, Naruto, One Piece, Cavaleiros do Zodíaco, Bleach, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Jojo’s Bizarre Adventure, entre outros. O game foi lançado para PS3, PS4 e PS Vita.

Disney Infinity

Lançado antes de Lego Dimensions, mas operando de jeito similar, Disney Infinity colocava personagens no game através de brinquedos que eram conectados a uma plataforma, vendida junto com o jogo.

Disney Infinity também trouxe heróis da Marvel (Foto: Divulgação/Disney)

O game foi dividido em três “temporadas”, cada uma incluindo mais personagens. No game, era possível encontrar fases e heróis baseados em filmes da Disney como Piratas do Caribe, Os Incríveis, Toy Story, Os Vingadores, Homem-Aranha, Star Wars: O Despertar da Força, entre outros do estúdio.

Revenge of Shinobi

Revenge of Shinobi cria um crossover um tanto bizarro e, por um tempo, sem permissão dos detentores de personagens. Isso porque o game de ninja da Sega tinha Batman e Homem-Aranha como chefes de fase em certo momento do jogo.

Revenge of Shinobi teve passagem de Batman e Homem-Aranha (Foto: Reprodução/ThoughtCo)

O segredo era que o chefe tinha poderes para se transformar em diversas criaturas. Em uma revisão, após o primeiro lançamento do game, o Batman foi trocado por uma figura demoníaca, enquanto em uma terceira versão, lançada um ano depois, o Homem-Aranha de mentira foi trocado por uma versão licenciada do personagem. Para aqueles que tinham o cartucho do primeiro lançamento, é possível ter esse crossover estranho entre Marvel e DC.

RoboCop Versus The Terminator

Na década de 80, filmes como Robocop e O Exterminador do Futuro fizeram a cabeça de fãs de ficção, com seus personagens marcantes e violência sem precedentes. Lançado para Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, Game Gear e Master System, RoboCop Versus The Terminator coloca o policial contra exterminadores em uma história que faz da sua criação um dos pontos para o início da Skynet e a guerra entre máquinas e humanos.

Robocop vs Terminator (Foto: Reprodução/Pinterest)

As versões de SNES e Mega Drive trazem tramas diferentes, mas que acabam tendo elementos em comum, em particular todo o seu terceiro ato.

Alien vs. Predator

Lançado para arcades em 1994, Alien vs Predator coloca humanos e Predadores lutando lado a lado contra uma invasão de Aliens a uma cidade nos EUA. Dutch, personagem interpretado por Arnold Schwarzenegger retorna no game, criando uma aliança com seus inimigos predadores, que buscam matar a Rainha Alien.

Alien vs Predator para arcades (Foto: Reprodução/Steemit)

O jogo, um clássico dos arcades, fez muito sucesso e ganhou várias sequências, lançadas anos antes de Hollywood resolver que a ideia poderia render um bom dinheiro e lançar um filme, sem ligação alguma com a trama dos jogos.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo