É possível efetuar algumas ações quando o BlueStacks estiver travando, de forma rápida e com algumas alterações simples nas configurações do computador. Os processos podem ser eficazes para otimizar o desempenho, como liberar mais memória e ativar a virtualização via hardware. Assim, é possível garantir que o emulador de Android no PC seja executado sem travamentos. Confira, a seguir, seis opções que podem ajudar o sistema a rodar com mais agilidade.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ative a virtualização do seu sistema

A virtualização é a capacidade do seu computador de simular um outro dispositivo ou sistema operacional em tempo real. Contudo, o suporte a essa ferramenta pode estar desabilitado no PC. Sem a ativação do recurso, o BlueStacks pode não funcionar corretamente ou apresentar lentidão.

O processo de ativação da virtualização varia entre as máquinas, mas o básico é sempre o mesmo: é preciso reinicializar o sistema e entrar nas opções da BIOS do computador. Por lá, localize o conjunto de opções relacionadas ao processador para liberar o recurso.

2. Reserve mais processador e memória RAM para o BlueStacks

Uma outra dica interessante é reservar uma parcela maior de memória para a aplicação funcionar. Com essa medida, o BlueStacks pode ficar mais estável, eliminando os travamentos constantes durante o uso. Isso porque o programa terá acesso a uma quantidade maior de RAM do computador e, então, pode armazenar os dados em uso durante cada sessão.

Abra as “Configurações” e selecione “Engine” para mexer nas configurações de CPU e aumentar a quantidade de núcleos de processamento que você irá dedicar ao aplicativo. Quanto mais núcleos dedicados ao BlueStacks, mais rápida e estável será a virtualização do Android.

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

3. Altere para o plano de alto desempenho

Essa dica é útil para quem usa laptops. Notebooks costumam alternar entre diversos planos de energia diferentes conforme o uso, de modo que equilibra desempenho e consumo de energia. Isso acaba garantindo maior duração da bateria, mas ao custo de algum prejuízo de performance.

A sugestão aqui é forçar o computador a rodar com o plano de alto desempenho ativado sempre que o BlueStacks é acionado. Dessa forma, é possível garantir que o Windows não está forçando economia de recursos a troco de poupar energia.

Para fazer isso, abra o “Painel de Controle” do Windows 10, navegue pela opção de “Hardware e sons” e selecione “Opções de energia”. Então, confira se seu computador está usando o modo de “Alto desempenho” para garantir maior performance.

4. Atualize drivers de vídeo

Para rodar melhor, o BlueStacks tira proveito da placa de vídeo do seu computador, em especial as GPUs dedicadas de AMD e Nvidia. A recomendação aqui é atualizar o driver que controla a placa gráfica para garantir que ela tenha acesso a maior desempenho, algo que pode ajudar o Bluestacks. A dica vale, sobretudo, para quem procura rodar games Android no PC.

O processo de atualização do driver de placa de vídeo para as duas marcas não é complicado. Você pode acessar o site oficial da AMD ou Nvidia e, de acordo com o seu modelo de placa gráfica, pesquise pelos pacotes de drivers mais recentes. Ainda há como realizar a ação em placas das marcas Radeon e GeForce.

5. Encerre apps que consomem RAM e outros recursos

Outra medida importante é fechar os apps que não são usados enquanto rod

... a o BlueStacks. Isso tem o efeito de liberar memória RAM para a virtualização do Android, além de desocupar algum espaço do processador para que o programa seja executado de forma mais estável.

A melhor maneira de mapear o que está em uso no momento no PC é por meio do “Gerenciador de Tarefas”, dentro da aba “Processos”. Note que, no exemplo acima, o navegador Opera é o maior consumidor, já que utiliza mais de 3 GB de RAM que podem fazer falta para o BlueStacks.

6. Desative temporariamente o antivírus

Em alguns casos, antivírus podem interferir com softwares de virtualização como uma medida de segurança. Além disso, podem impedir completamente que o sistema seja capaz de virtualizar, mesmo que a opção na BIOS esteja ativada. O BlueStacks é um exemplo de aplicação de virtualização que pode acabar sendo afetada por esse tipo de interferência.

A solução é desligar o antivírus em tempo real durante o uso do programa. Cada sistema terá uma maneira específica de permitir que você o desative temporariamente. Outra opção é desativar o bloqueio à virtualização nas opções, uma configuração que também varia de acordo com o antivírus instalado no computador.

Por que não consigo fazer login no Bluestacks? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo