A Samsung divulgou uma nova tecnologia para telas de notebook. A ideia é trazer a câmera "escondida" na tela OLED dos laptops. Essa técnica é comum em celulares, mas não em computadores, que, no máximo, incluem o componente de forma sutil em bordas finas, como nos Dell XPS 13 e Samsung Book X30, entre outros. Isso pode levar a displays com até 93% de relação corpo-tela. Vale ressaltar que a novidade pode chegar tanto em notebooks da fabricante quanto em dispositivos de outras marcas, mas, por enquanto, não há previsão de uso comercial da tecnologia.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O principal destaque da apresentação é a câmera, chamada de UPC pela Samsung, que fica oculta por trás do display OLED. O componente só se torna evidente durante o uso ou quando o notebook deixa de ser usado. Outro detalhe divulgado pela empresa é que, mesmo com a inclusão do sensor de imagem, a tela OLED tem apenas 1 mm de espessura e pesa 130 gramas.

Segundo a Samsung, a solução representa um notebook com 93% de aproveitamento na relação de tela por área disponível, margem que acaba bem superior aos valores na casa dos 85% dos laptops no mercado.

Na demonstração, o notebook equipado com a tela apresenta bordas bastante reduzidas, o que seria possível por conta da ausência de uma borda maior com a webcam. Isso permite ainda que um laptop com display grande, de 15,6 polegadas ou mais, tenha um corpo menor, do tamanho de computadores com 14”, por exemplo. A ideia é interessante para aproveitar melhor o espaço disponível em modelos ultrafinos, por exemplo, equilibrando produtividade e portabilidade.

A disponibilidade da tecnologia no mercado permanece sem previsão. No entanto, com a apresentação do Galaxy Z Fold com um novo tipo de tela no segundo semestre, existe a expectativa de que os novos notebooks da Samsung sejam ap

... resentados ao mercado já com o display reduzido.

Onde comprar o Windows 10 Pro? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo