Drones da DJI podem "desaparecer" das lojas no varejo dos Estados Unidos. O governo do país, por meio de seu Departamento de Comércio, incluiu a fabricante chinesa em uma lista de entidades que supostamente representam risco à segurança nacional. O caso é semelhante ao que aconteceu com a Huawei, e vai dificultar a venda de drones e outros produtos da marca em lojas do país, além de impedir negociações referentes a peças e componentes. O banimento foi reportado primeiramente pela Reuters.

Vale ressaltar que a atual administração do governo não foi reeleita em 2020, e não há informações sobre a posição do próximo mandatário, Joe Biden, a respeito do assunto. O TechTudo entrou em contato com a DJI no Brasil, mas ainda não obteve resposta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o portal The Verge, o banimento é focado em impedir a exportação de tecnologias dos EUA usadas na fabricação dos drones por parte da empresa. Portanto, não significa um impedimento direto à venda dos produtos no varejo norte-americano, mas ainda assim deve dificultar a comercialização por parte de lojas como Best Buy, Amazon, entre outras.

Outras empresas chinesas também entraram na lista, incluindo a principal fabricante de chips do país, SMIC.

A justificativa por trás do banimento da DJI é o uso de suas tecnologias em situações de opressão e violação de direitos humanos na própria China. Sobre os casos de opressão, um exemplo citado foi a gravação de um vídeo aéreo mostrando diversos Uighurs, muçulmanos que são minoria no país, acorrentados e com vendas nos olhos. A captura das imagens, por sua vez, teria sido feita por meio de algum drone da empresa controlado pela segurança envolvida na operação.

Além disso, a própria fabricação, que acontece em território chinês e conta com peças de hardware também produzidas por lá.

Recentemente, outros órgãos ligados ao governo mostraram preocupação quanto ao uso dos drones chineses, caso dos Departamentos do Interior e da Justiça, também alegando possíveis riscos de segurança – inclusive de espionagem e ataques hacker, por exemplo. Enquanto o primeiro interrompeu o uso de quadricópteros da sua frota, o segundo impediu a compra de modelos fabricados fora do país.

Antes da DJI, a Huawei também sofreu sanções em relação aos Estados Unidos, dificultando a relação com marcas como o Google. A partir daí, a fabricante chinesa passou a utilizar um sistema operacional próprio em seus celulares e ficou mais distante do processo de implementação do 5G no país norte-americano.

A administração do atual presidente Donald Trump também tentou aplicar algo parecido contra alguns aplicativos chineses, entre eles o TikTok –

... que, apesar disso, continuou disponível nos EUA. Quanto à mudança no governo, a expectativa é pela manutenção da "linha dura" em relação a tecnologias chinesas com Joe Biden, como cita o Washington Post.

Como ganhar dinheiro com drones? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo