O Instagram está fora do ar para alguns usuários e passa por uma instabilidade na manhã desta quinta-feira (10). De acordo com relatos na Internet, o aplicativo apresenta erros nas mensagens diretas e não exibe as conversas. Segundo o Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o bug começou por volta das 9h e atinge vários países, incluindo o Brasil. Na plataforma, usuários reclamam de falhas gerais na rede social e problemas para usar os filtros dos Stories do Instagram. O site já registrou mais de 900 reclamações no dia de hoje.

O TechTudo testou o aplicativo e conseguiu usar o serviço em um iPhone (iOS). Embora o feed e os Stories funcionem normalmente, não foi possível enviar uma mensagem direta. No entanto, em um celular Android com a versão beta, o Direct não presentou problemas, o que indica que a falha não deve atingir todos os usuários.

Após a publicação desta matéria, entramos em contato com a assessoria do Instagram, que nos enviou o seguinte posicionamento de um porta-voz do Facebook: “Hoje mais cedo, algumas pessoas tiveram problemas para enviar ou receber mensagens no Messenger, Instagram ou Workplace Chat. O problema já foi resolvido e pedimos desculpas por qualquer transtorno”.

A falha na rede social provocou um aumento no interesse pelo Instagram no Google Trends, que monitora as pesquisas no Google. As buscas pelo termo "Instagram instável" cresceram em 650% na última hora, enquanto "Instagram com instabilidade", "Instagram caiu", "Instagram fora do ar", "Instagram problemas", "bug no Instagram" e "Instagram tá bugado" também aparecem nas pesquisas em alta referentes ao serviço.

Além das reclamações por causa das falhas no envio de mensagens pelo Direct, alguns usuários relatam problemas para visualizar e postar Stories. Em alguns casos, os filtros da rede social não aparecem. Para outras pessoas, o app ainda mostra a mensagem de erro "Falha na Solicitação de rede".

Pelo Twitter, diversas pessoas reclamaram de problemas no Instagram, mas não há nada que se possa fazer para que o app volte ao normal, visto que aparentemente se trata de uma falha geral. Uma alternativa é tentar desinstalar e baixar o aplicativo novamente ou limpar os dados de cache, mas não há como garantir que essas ações vão resolver o problema. A saída é esperar uma solução do Instagram.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Facebook fora do ar?

Além do Instagram, também há relatos de instabilidade no Facebook e no Messenger nesta quinta-feira (10). De acordo com o Downdetector, as falhas nas outras redes também começaram por volta das 9h, mas estão concentradas na Europa, com poucas reclamações no Brasil. No caso do Messenger, relatos dão conta

... de que não é possível enviar e receber mensagens e alguns usuários também não conseguem fazer login no app. Já no Facebook, o problema seria principalmente no aplicativo para celulares, que não está funcionando.

Apesar das reclamações, o TechTudo testou ambos os serviços e conseguiu acessar normalmente. Vale lembrar que as três redes sociais pertencem ao Facebook, bem como o WhatsApp.

Problema com Direct no Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo