Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020

O Facebook liberou para todos os usuários uma ferramenta que permite encontrar redes Wi-Fi livres. Donos de celulares com o Android também podem descobrir localidades próximas que oferecem internet de graça. No sistema do Google, a função conta com integração com o Google Maps, permitindo traçar rotas até o local com a rede liberada.

Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como localizar redes sem fio abertas pelo aplicativo da rede social. Siga o procedimento para ter acesso gratuito à internet onde quer que você esteja e economize no seu plano de dados.

Veja como encontrar redes Wi-Fi com o Facebook para Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook para Android e toque no atalho composto por três faixas, no canto superior direito. Desça até a seção "Aplicativos" e clique em "Ver tudo".

... 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">

Expansão da seção de aplicativos no app do Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Selecione a opção "Encontrar Redes Wi-Fi". Será exibida uma lista dos lugares com redes Wi-Fi abertas próximas a você, com o nome da rede na parte inferior. Para se localizar melhor, toque no botão "Mapa".

Exibição em lista de lugares com rede Wi-Fi abertas no Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Veja que os lugares com rede aberta agora são marcados em um mapa dentro do Facebook. Se quiser encontrar pontos Wi-Fi em outra região, arraste o mapa até a localização desejada e clique no botão "Pesquisar esta área".

Pesquisa de lugares com rede Wi-Fi abertas no mapa do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Toque em um ponto no mapa para visualizar o nome da rede Wi-Fi. No Android, o app do Facebook tem integração com o Google Maps. Por isso, caso queira saber como chegar ao lugar, basta clicar o botão "Como chegar" – o aplicativo de mapas do Google será aberto já na tela de trajeto.

Trajeto até o local com rede Wi-Fi aberta no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O processo relatado acima não causa nenhuma invasão à rede Wi-Fi. A explicação é a mesma adotada pelo Instabridge, outro aplicativo popular para descobrir senhas de redes sem fio: os criadores do app garantem que o procedimento não infringe nenhuma lei. Eles esclarecem que o aplicativo "não irá hackear nem mudar a senha de nenhum Wi-Fi" e também afirmam que o usuário "será conectado legalmente a senhas públicas e compartilhadas".

Como ficar invisível no chat do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo