A 99, app de mobilidade urbana e principal concorrente do Uber no Brasil, lançou nesta quarta-feira (14) uma nova modalidade de corridas no aplicativo para Android e iPhone (iOS). O 99Carona tem funcionamento similar ao BlaBlaCar, famoso app de viagens compartilhadas. A nova categoria permite que condutores ofereçam caronas para até dois passageiros que vão a um mesmo lugar e, assim, todos dividem os custos da viagem.

A nova modalidade estará disponível nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre na próxima segunda-feira (19) para o cadastramento de motoristas e de passageiros e, a princípio, as viagens só poderão ser realizadas dentro de um mesmo município. A opção 99Carona pode ser acessada dentro do app da 99, de maneira similar às outras modalidades oferecidas pela companhia, como o 99Poupa e 99Entrega.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

As corridas com o 99Carona devem ser agendadas com pelo menos 15 minutos de antecedência. A modalidade cruza os dados cadastrados por condutores e passageiros e confere os trajetos, datas e horários das viagens para sugerir as combinações de caronas. Depois disso, o passageiro e o condutor devem escolher sua companhia dentre as opções disponíveis e a carona só é marcada quando ambas as partes aceitam os convites.

Passageiras e condutoras mulheres têm a opção de escolher que as caronas sejam realizadas apenas entre pessoas do mesmo gênero — função similar à oferecida pelo BlaBlaCar. Motoristas e passageiros passam por uma análise de perfil e devem informar CPF e RG, além de se submeterem a um reconhecimento facial para confirmarem a identidade e usarem o 99Carona.

Por causa da pandemia de Covid-19, a 99 orienta usar máscara, deixar as janelas do carro abertas e higienizar as mãos com álcool em gel. Os cálculos de preço da viage

... m são realizados pelo próprio aplicativo, e são considerados a distância a ser percorrida e os custos fixos do carro. Já o pagamento é feito ao condutor via aplicativo e cada condutor pode oferecer até cinco caronas por dia.

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo