A Q900R é a primeira smart TV QLED com resolução 8K da Samsung. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (30), durante a conferência da fabricante na IFA 2018, em Berlim. O modelo vai chegar ao mercado nos tamanhos de 65", 75", 82" e 85 polegadas. Segundo a fabricante, o televisor traz tecnologias como HDR 10+, processador quântico e upscaling inteligente voltados para entregar o 8K real. Além disso, a empresa sul-coreana também apresentou outros produtos, como uma geladeira e uma máquina de lavar inteligentes.

Vale citar que a concorrente LG anunciou a primeira TV do mundo com resolução 8K (7680 x 4320 pixels) e tecnologia OLED nesta quarta-feira (29).

Quer comprar uma TV 4K barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Samsung anuncia smart TV QLED 8K na IFA 2018 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O 8K, com quatro vezes mais definição de imagem que o 4K, vem sendo testado há algum tempo e é uma forte promessa para o futuro das TVs no mundo. Para chegar ao alto padrão, a Samsung apostou em tecnologias específicas. Um exemplo é a Q HDR 8K, renomeado a partir do HDR 10+, que reforça o brilho da tela e traz melhorias relacionadas às cores. Segundo a fabricante, o recurso deve possibilitar a reprodução fiel das cores utilizadas durante a criação do conteúdo.

Outro responsável pela entrega da resolução é o 8K AI upscaling, função própria da marca que, por meio do processador quântico 8K da TV, reconhece os níveis de reprodução para criar experiência semelhante à real definição de 33.177.600 milhões de pixels. Dessa forma, mesmo enquanto o usuário a

... ssiste a filmes via streaming ou vídeos espelhados do celular, por exemplo, a qualidade da imagem vai subir, independente de qual seja a resolução adotada na produção do conteúdo.

A TV Q900R da Samsung tem qualidade de imagem 8K (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Além das tecnologias relativas ao 8K, a Samsung também oferece na nova Q900R recursos para diversos tipos de uso, como o One Remote, Ambient Mode, conexão invisível, já presente nos modelos QLED 4K, SmartThings e Universal Guide.

Os preços ainda não foram divulgados pela marca sul-coreana, mas a nova TV deve chegar às lojas no final de setembro. Vale ressaltar que a fabricante também não especificou os países que vão receber o produto.

Geladeira e máquina de lavar inteligentes

Com o objetivo de reforçar o mercado de eletrônicos voltados para IoT e inteligência artificial, a marca apresentou alguns produtos que prometem facilitar a vida do usuário no dia a dia. Um dos exemplos é a nova geração da geladeira Family Hub, que traz uma proposta de cozinha inteligente. Originalmente anunciado durante a CES 2016, o eletrodoméstico tem um painel touchscreen, por meio do qual os moradores de uma casa podem facilmente acessar informações, receitas, entre outros conteúdos. Na nova versão, o aparelho também é compatível com a Bixby, assistente virtual da marca.

Primeira versão da Family Hub Refrigerator, na CES 2016 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Entre os produtos citados, está também a máquina de lavar inteligente Quick Drive, apresentada durante a CES 2018, em Janeiro. O eletrodoméstico promete diminuir o tempo de lavagem de roupas, utilizando sistema com inteligência artificial para otimizar o trabalho.

Na conferência, a fabricante também falou sobre os novos Samsung Galaxy Note 9 e Galaxy Watch, lançados durante o mês de agosto. Com destaque para a capacidade de armazenamento e sua S Pen, o smartphone tem lançamento no Brasil marcado para esta quinta-feira (30), quando o preço nacional será divulgado. O relógio inteligente, por sua vez, promete ajudar usuários ao fazer exercícios físicos, regular o sono, entre outras funções.

Colaborou Anna Kellen Bull*

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Quais as melhores marcas de TV atualmente? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo