Vinte dias depois do lançamento internacional, o smartphone premium Galaxy Note 9 desembarca no Brasil. A Samsung revela nesta manhã o preço do produto para quem quiser comprar no país, em evento realizado em São Paulo. O sucessor do Galaxy Note 8 traz, na ficha técnica, o processador Snapdragon 845, componente de ponta da Qualcomm. São diversas opções de cor, dentre as quais se destaca o telefone com corpo em azul e caneta digital S Pen com acabamento em amarelo. O modelo mais básico tem RAM de 6 GB, enquanto o mais potente traz 8 GB.

Desta forma, os sul-coreanos preparam terreno para a disputa com a Apple. A fabricante está em vias de anunciar o sucessor do iPhone 8, do iPhone 8 Plus e do iPhone X. Tradicionalmente, a marca californiana anuncia as especificações dos novos modelos em setembro.

Quer comprar um Galaxy Note 8 barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

O grande destaque vai para a tela do Galaxy Note 9. Ela ficou ainda maior, agora com 6,4 polegadas. Também segue o padrão mais alongado visto em outros dispositivos lançados neste ano. Segundo executivos de diversas marcas, a vantagem desta característica é dar mais espaço no display para ver fotos e ler conteúdo digital. Os engenheiros seguem apostando no painel em Super AMOLED, o que resulta em cores muito vibrantes e bastante saturadas.

A caneta eletrônica S Pen foi repensada. Além de servir para rabiscar desenhos e anotações, ela funciona como um controle remoto que aciona à distância o clique da câmera fotográfica ou passa slides em PowerPoint. O recurso marca presença como um diferencial para quem utiliza o smartphone para trabalhar e manipula informações diretamente na telinha.

... path> S Pen funciona como controle remoto no Note 9 (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Nós testamos o Galaxy Note 9 logo após o anúncio global em Nova York. O telefone se sagrou como o rival mais completo do principal rival com a marca da maçã. A tecnologia da câmera merece menção por repetir o que há de melhor no Galaxy S9 Plus: dois sensores de imagens/lentes e abertura variável. Na prática, isso quer dizer que o produto se sai melhor tanto em condições de baixa luminosidade (festas e compromissos à noite) quanto em ambientes com elevada incidência de luz (paisagens ao ar livre, férias etc).

Já a inteligência virtual para fotos virou moda entre os principais atores do mundo celular. Na Samsung, a tecnologia reconhece diversas ocasiões e faz ajustes automáticos para que a imagem fica mais bonita. Há reconhecimento de alimentos, nuvens, animais e pessoas, entre outros. A proposta dos sul-coreanos (e da indústria de modo geral) é facilitar a vida do usuário.

Câmera do Galaxy Note 9 tira fotos boas em condições de baixa luminosidade (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Por fim, a bateria do Galaxy Note 9 está mais potente, com 4.000 mAh. Houve aumento de 21% em relação à capacidade do modelo anterior. O TechTudo publicará em breve o review com todos os detalhes e a análise completa, mas vale mencionar aqui que, em nossos testes mais aprofundados, o aparelho ficou até 22 horas longe da tomada.

Características de antecessores se fazem presente: o display é curvo e com cantos arredondados; há proteção contra arranhões e pancadas do tratamento Gorilla Glass; compatibilidade com recarga sem fio; biometria facial e por impressões digitais e recarga rápida. O sistema Android 8.1 (Oreo) recebe a camada da Samsung Experience, com recursos exclusivos – dentre os quais se destaca a carteira virtual Samsung Pay.

O jornalista viajou para São Paulo a convite da Samsung

Ficha técnica do Samsung Galaxy Note 9

  • Tamanho da tela: 6,4 polegadas
  • Resolução da tela: QuadHD+ (2960 × 1440 pixels)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera principal (dual): grande angular de 12 MP e abertura variável (f/1.5-2.4); teleobjetiva de 12 MP e f/2.4
  • Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/1.7
  • Sistema: Android 8.1 Oreo
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos)
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento (memória interna): 128 GB ou 512 GB
  • Cartão microSD: compatível
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh
  • Dual SIM: sim (comercialmente chamado de Samsung Duos)
  • Telefonia: LTE de até 1,2 Gb/s
  • Peso: 201 gramas
  • Cores: preto, azul, lavanda (rosa) e cobre (marrom)

Não consigo baixar jogos e apps na Play Store, o que fazer? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo